O ex-prefeito, ex-vice-prefeito e ex-secretário de Administração, Carlos Gilberto Baierle, mais conhecido como Caio, retornou à sua profissão de ofício, na semana passada, quando voltou a dar aulas na Escola Estadual Alexandrino de Alencar. Baierle começou como professor em 1993, na antiga Escola Rui Barbosa e na Alexandrino, onde também foi diretor.
Em 2004 se licenciou do Estado para concorrer e se elegeu vice-prefeito na chapa com Elto Dettenborn. Após quatro anos de mandato voltou a concorrer, mas desta vez para prefeito, onde se elegeu em 2008 e se reelegeu em 2012, ficando como chefe do Executivo durante oito anos – é o único prefeito reeleito da história de Passo do Sobrado. No ano de 2017, recebeu o convite do atual prefeito, Hélio de Queiroz, para assumir a Secretaria de Administração, papel que desempenhou até o fim de fevereiro deste ano. Seu retorno à sala de aula aconteceu após sua reintegração como professor do Estado.
DECISÃO JUDICIAL
No ano de 2016, Caio Baierle foi surpreendido com uma demissão por parte do Estado, enquanto cumpria seu último ano como prefeito. Então recorreu várias vezes para provar que seu licenciamento estava dentro da lei. Enquanto aguardava decisão judicial, voltou a trabalhar no serviço público municipal como secretário de Administração.
A decisão que sentenciou e concluiu pela reintegração de Caio Baierle ao quadro de professores do Estado, foi assinada pelo juiz Jaime Alvez de Oliveira. No dia 28 fevereiro, uma nota emitida pelo gabinete da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado, declarou sem efeito a exoneração pública do ex-prefeito. Com isso ele voltou a ser professor concursado de 20 horas nas disciplinas de Física e de Matemática.
“Retornar ao ofício de professor fazia parte dos meus planos, e já me sinto reintegrado e feliz por reencontrar alunos, professores e servidores da Escola Alexandrino. Já fiz meu desligamento da Prefeitura e tenho certeza que vou sentir saudades das amizades que construí enquanto servidor público, tanto municipal como estadual”, afirmou.
PLANOS POLÍTICOS
• Ao ser perguntado sobre pretensões políticas, Caio Baierle afirmou que continua filiado no Partido dos Trabalhadores (PT), mas que tem até o dia 4 de abril para se definir sobre qualquer eventualidade.
• Com relação à possibilidade de voltar a concorrer, disse ainda não saber. “Tenho na veia a questão política, pois já estive em diversos cargos no poder público, isso graças aos eleitores, que me colocaram nestes desafios e aos quais agradeço imensamente.”
• Ele enfatizou que há várias novas lideranças em Passo do Sobrado, que poderiam vir a se colocar à disposição da população para um possível mandato, tanto como vereador quanto para prefeito e vice-prefeito.
• Destacou que mesmo com a aproximação de uma campanha política, não pensa sobre o assunto, pois está focado na sua profissão de professor. Baierle também dá aula na Escola Técnica de Agropecuária, em Rio Pardo, com Matemática Aplicada, e já lecionou no Liceu, na disciplina de Matemática, para concurso público. “Minha filha sempre deixou claro que tem muito orgulho de mim por ser professor, sendo que este retorno às salas de aula, dedico a ela, que sempre me apoiou”, afirmou Caio Baierle.
BOAS-VINDAS
O diretor da Escola Alexandrino de Alencar, Marlon Weber, disse que a vinda do ex-prefeito Caio Baierle só agrega no ambiente escolar, “pois ele traz uma bagagem política que é importante aos alunos. Já tivemos, e temos, outros professores que tiveram vida política e que ainda têm. Já trabalhei com o Caio e ele é um ótimo profissional e parceiro. Estamos todos felizes com a vinda dele para a escola”, declarou Weber.