Passo do Sobrado – 28 anos: a ligação com Passo do Sobrado e a Festa do Búfalo

-

Por Airton Etges – Advogado aposentado e ex-prefeito de Passo do Sobrado

Eu nasci em Monte Alverne, onde morei até os meus 8 anos. Meus pais já moravam em Santa Cruz do Sul. Após, minha família foi morar em Venâncio Aires. Quando eu tinha por volta de 15 anos, num carnaval, conheci minha atual esposa, Liziane Madsen Etges. Como o relacionamento com o tempo foi ficando cada vez mais sério, acabei casando com ela no ano de 1980. Durante minha juventude, jogava futebol no Guarani e, em seguida, comecei a atuar também no Rosário, porque a Liziane era de Passo do Sobrado.

Com a convivência, fui gostando e me apegando ao pequeno distrito, que na época pertencia a Rio Pardo. No início da década de 1980, me tornei diretor da Escola Cenecista Rui Barbosa, época em que me envolvi totalmente com a comunidade e onde passei a promover jogos de futebol, motocross, festa de São João, festa do Chopp, entre outros.

Em 1991, veio a emancipação de Passo do Sobrado e no ano seguinte a eleição. Então uma turma de jovens do Rui Barbosa veio me convidar para ser candidato a prefeito, e eu aceitei. Perdi a eleição na época para o Gilberto Weber e nas eleições de 1997 perdi novamente para o João Regert. Somente em 2000 venci e me tornei prefeito.

FESTA DO BÚFALO

Primeiro convite da Festa do Búfalo foi um sucesso na região. (Foto: Divulgação)

Destaco como uma das heranças deixadas pelo meu governo a Festa do Búfalo, que foi realizada pela primeira vez no ano de 2003. Eu vinha pensando há mais tempo em criar um grande evento para Passo do Sobrado, sendo que todas as ideias que surgiram não convenceram. Uma delas era de realizar uma festa voltada para a produção do fumo, que também caiu por terra, pois seria algo comum, sem um grande diferencial.

A ideia de fazer uma festa voltada ao búfalo surgiu quando, um dia, passava pela fazenda do Pedro Salvagni que é criador de búfalos. Desde então, me voltei a este animal, que tem uma carne mais saudável, com mais proteínas e menos colesterol, bem como um leite mais rico e nutritivo.

Então pensei, se a carne do búfalo é bem mais saudável que a de gado, por que não difundir isso, através de um evento que divulgasse esses benefícios? Imaginei as pessoas fazendo seu churrasco de domingo com essa carne. Porém, eu ainda não estava convencido, pois faltava algo mais para tornar o evento interessante e atraente.

Foi quando contratei o jornalista e coordenador de eventos, Claudio Froemming, que teve a feliz ideia de unir o rodeio country com a exposição de búfalo e todos seus benefícios. Ele criou o nome Festa Búfalo Country e foi um dos meus parceiros que acreditou no sucesso do evento.

Sendo assim, uma comissão organizadora foi montada e a programação da 1ª Festa Búfalo Country saiu do papel e foi realizada, mesmo com vários obstáculos, pois havia diversas pessoas que não acreditavam e não concordavam com o evento. O primeiro ano da festa teve um investimento de R$ 80 mil, recursos que captamos somente com a venda de espaços, ingressos e patrocínios. O público estimado foi de 10 mil pessoas, que aprovaram em sua grande maioria a ideia do evento.

Bufalino, mascote da festa do búfalo, criado no governo de Airton Etges. (Foto: Divulgação)

No segundo ano, a festa cresceu e teve um público de aproximadamente 15 mil pessoas, que assistiram às montarias em touro com profissionais vindos de diversas partes do país. Além disso, um show nacional com a dupla Pedro e Tiago lotou as dependências do Salão Paroquial e confirmou que o município tinha condições de pensar mais alto e de promover grandes eventos.

A realização da Festa do Búfalo tornou o município conhecido na região, no estado e no país. Em 2004, as notícias sobre a festa tiveram repercussão nacional em um programa de televisão. Hoje tenho a certeza que valeu a pena ter apostado neste evento, pois o município ganhou uma grande festa, que traz pessoas de vários lugares e que acaba vendendo uma imagem positiva do município.

*Matéria integrante do caderno especial do aniversário de Passo do Sobrado, no qual pessoas da comunidade enviaram suas histórias para a Folha do Mate.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido