Passo do Sobrado – 28 anos: Minha profissão de jornalista começou em Passo do Sobrado

-

Por Claudio Froemming – Jornalista da Folha do Mate, que reside em Vale Verde, mas trabalhou em duas oportunidades em Passo do Sobrado na área da comunicação

Mesmo não sendo passo-sobradense, gostaria de compartilhar com todos, como foi o início da minha profissão, que teve início nesta querida terra, onde já trabalhei por duas oportunidades e onde mantenho meu trabalho de cobertura jornalística para a Folha do Mate, além de Vale Verde. Pois bem, tudo começou no ano de 1997, quando comecei a escrever uma coluna através de um pseudônimo no extinto jornal Espaço, que era coordenado pelo ex-prefeito Gilberto Weber.

Naquela época, eu sonhava em mudar o mundo com minhas ideias e pontos de vista, mas o máximo que consegui foi mudar um pouco em mim mesmo. As colunas renderam um convite feito por Gilberto para noticiar, em seu jornal, os principais acontecimentos de Vale Verde, que se iniciava naquele ano como município emancipado e independente de General Câmara.

Então comecei minha primeira experiência jornalística, mesmo sem ter curso superior na área. Senti que era isso que eu buscava como profissão e continuei trabalhando e me envolvendo cada vez mais com o jornal Espaço. Depois de aproximadamente um ano de atividades, fui convidado a trabalhar no grupo RVA, em Venâncio Aires. Em seguida fui morar em São Paulo, para fazer um curso técnico de radialista, e no meu retorno ao Rio Grande do Sul, fiz a faculdade de jornalismo na Unisc, em Santa Cruz do Sul.

Nessa época, voltei a trabalhar em Passo do Sobrado com o prefeito da época, Airton Etges, gestão 2001/04. Atuei como assessor de imprensa e coordenador de eventos e da rádio comunitária. Novamente, Passo do Sobrado me oportunizou uma nova experiência, pois iniciei um trabalho voltado à área política, setor que atuei também em Vale Verde por 10 anos.

Então minha profissão tem ligação direta com este querido município de Passo do Sobrado, pois foi nele que tive minha primeira experiência com o jornalismo impresso e depois com o jornalismo político. Agradeço imensamente ao Gilberto Weber e ao Airton Etges pelas oportunidades oferecidas e por confiarem em mim, no início da minha carreira como jornalista.

*Matéria integrante do caderno especial do aniversário de Passo do Sobrado, no qual pessoas da comunidade enviaram suas histórias para a Folha do Mate.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido