Passo do Sobrado vai receber empresa do segmento de frutas

-

O prefeito Hélio de Queiroz e o vice-prefeito Cristiano Konzen receberam na manhã da terça-feira, 1, o diretor executivo da Agri Foos Comercialização de Alimentos, Flávio Copini. Na ocasião foi realizada a assinatura de contrato e o anúncio oficial da instalação da empresa no distrito industrial, em área cedida pela Prefeitura após aprovação de projeto pela Câmara de Vereadores. A Agri Foos deve começar a operar já em dezembro e irá empregar inicialmente de forma temporária (safra) cerca de 30 pessoas, além da necessidade de contratação de 6 funcionários efetivos.

A empresa tem como principal linha a produção e comercialização de frutas como maçãs, ameixas e uvas. Sediada em Encruzilhada do Sul em área que totaliza 90 hectares, destes 40 em uso e o restante para possibilidade de aumento de plantio, sem a necessidade de aquisição de área. Toda a produção será enviada para Passo do Sobrado, onde passará por seleção, armazenamento e comercialização.

“A produção estimada é de um milhão de quilos de maçã, com aumento progressivo para em quatro anos chegar a 2,5 milhões de quilos”, ressaltou Copini. O empresário ainda destaca a possibilidade de aproveitamento de matéria prima. “Existe a pretensão de ter instalado sistema completo de processamento de frutas com caroço de todos os tipos funcionando o ano, inclusive para produção de vinagre com parte do descarte da fruta em si”, explicou ele.

Além da geração de empregos, a instalação da Agri Foos aponta incremento de imposto (ICMS/VAF), uma vez que os produtos serão comercializados por valor superior ao de entrada no município. “É uma resposta do trabalho sério e comprometido, pois sabemos das nossas dificuldades e dos desafios que enfrentamos constantemente, mas sabemos também que aquilo que nos propomos a realizar é de interesse direto da comunidade, para nosso desenvolvimento”, destacou o prefeito.

ENTENDA

As tratativas que acabaram culminando em um projeto aprovado posteriormente por unanimidade na Câmara Municipal de Vereadores iniciaram ainda em 2018, quando na ocasião uma comitiva formada por representantes do Poder Executivo visitou e conheceu a sede da empresa em Encruzilhada do Sul.  A área de terra integrada ao Distrito Industrial, localizado às margens da ERS-405 tem na sua totalidade 1,25 hectares, (mais de 12 mil metros quadrados).

O ex-prefeito e atual secretário municipal de Administração Caio Baierle destaca o que foi visto naquela ocasião. “Na oportunidade da visita ouve um encantamento pelo projeto, pelo que vimos, e desde então, nos sentimos na obrigação de trabalhar com seriedade e encaminhar a parceria entre a iniciativa privada e a esfera pública. O trabalho foi feito de forma silenciosa, pois sabíamos do interesse da região em atrair este empreendimento, e nós não poderíamos falhar, pois devemos isso à nossa comunidade, às pessoas que buscam emprego e através de novas possibilidades buscam uma vida social digna”, disse Baierle.

Ele concluiu destacando que o trabalho foi minucioso no momento em que foi encaminhado o projeto de lei à Câmara de Vereadores. “Quando se trata do futuro do município, as forças políticas devem estar desprovidas de bandeira partidária, e sim, se unir em prol de um objetivo maior, e assim exatamente aconteceu. Temos o dever de compartilhar essa conquista com os empreendedores, com a câmara de vereadores e principalmente com nossa população”.

SANTA CRUZ DO SUL

A Agri Foos também havia recebido aprovação por parte do Executivo e Legislativo para incentivo com vistas à sua instalação na localidade de Linha Santa Cruz. Porém a empresa acabou optando por se instalar em Passo do Sobrado, onde também tem um incentivo aprovado. O diretor da empresa Flávio Copini disse que as negociações com Santa Cruz haviam sido frustradas por questões ténicas, e por isso, a opção por Passo do Sobrado.

Secretário de Administração Caio Baierle, diretor da empresa Flávio Copini, vice-prefeito Cristiano Konzen, secretário de Agricultura Airo Fonseca e prefeito Hélio de Queiroz (FOTO: Diego Dettenborn/Prefeitura)
Agri Foos Comercialização de Alimentos LTDA irá se instalar em área de 12 mil metros quadrados no distrito industrial (FOTO: Diego Dettenborn/Prefeitura)
    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido