Prefeitura de Mato Leitão cancela festa dos 28 anos e suspende outros eventos

-

Um assunto que tem ganhado cada vez mais espaço nos noticiários e nos grupos de conversa – os casos de contaminação por coronavírus -, também está tem causando alteração na rotina dos moradores e órgãos públicos de Mato Leitão. Pensando nisso e com o objetivo de debater medidas práticas de prevenção e orientação ao Covid-19, representes da Administração Municipal, Defesa Civil, secretarias, direções de escolas, profissionais de saúde e da associação da terceira idade estiveram reunidos na manhã de ontem. O encontro ocorreu no auditório da Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro.

Segundo o prefeito Carlos Alberto Bohn, a Secretaria Municipal de Saúde também elaborou um plano de contingenciamento que será apresentado hoje à 16ª Coordenadoria Regional da Saúde (16ª CRS). “São ações pontuais da área da saúde que buscam evitar e prevenir”, destaca. Além da reunião, o Executivo ainda instituiu um decreto que dispõe de medidas de enfrentamento e prevenção ao coronavírus e cria o Gabinete Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao coronavírus (Covid-19).

No documento ainda consta a suspensão de eventos culturais, sociais e esportivos coordenados e de responsabilidade do Município. De acordo com Bohn, em razão das medidas de prevenção, a festa de aniversário de Mato Leitão, agendada para esta quinta-feira, 19, véspera do feriado de aniversário da cidade, foi cancelada. “A programação esportiva, como o torneio de vôlei, campeonato de bocha, campeonato municipal de canastra, que as rodadas já estão em andamento, estão temporariamente suspensas, com os jogos adiados”, observa.

Além disso, a Administração também orientou que os grupos da terceira idade da Cidade das Orquídeas não realizem os encontros mensais e nem participem de eventos em outros municípios. Os grupos que realizam atividades no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) também estão com as atividades suspensas.

ESCOLAS

Em relação às aulas, Bohn disse que elas seguem mantidas hoje e que os integrantes do gabinete irão monitorar a situação, diariamente, para avaliar se será necessário adotar outras medidas. Contudo, o chefe do Executivo não descarta a possibilidade de o Município seguir a decisão tomada pelo Estado e suspender as aulas a partir de quinta-feira, 19 [alunos do Colégio Estadual Poncho Verde não terão aula a partir desta data].
Atividades do contraturno que são promovidas dentro do ambiente escolar também seguem sendo realizadas. No entanto, as oficinas de dança e escolinhas de futebol e futsal, ministradas em outros locais, estão suspensas por enquanto. Pensando na prevenção, ações de higienização estão sendo reforçadas, em especial nas instituições de ensino, incluindo a utilização de álcool gel, dispensação das toalhas de pano e uso de toalhas de papel.

“Estamos tomando as medidas em relação aos órgãos públicos, aos eventos culturais e esportivos de competência do Município. Com relação ao que é privado, estamos recomendando que sejam adotadas medidas”, esclarece o prefeito. Em relação a isso, consta no decreto um item que orienta entidades privadas no sentido de evitar a realização de eventos com aglomerados de pessoas, com intensificação da higienização e adoção de medidas de prevenção. “Vamos fazer tudo que for possível para evitar os casos. Ao mesmo tempo, não queremos causar pânico, mas temos que tomar as medidas de cuidado e monitorar”, salienta Bohn.

Em contato com um dos festeiros da 47ª Festa Intercomunitária, a reportagem foi informada que o grupo decidiria sobre a realização ou não do evento, agendado para o domingo, 22, na noite de ontem.

ATENDIMENTO 

• Nos dois postos de saúde de Mato Leitão (Centro e Santo Antônio), os usuários estão recebendo orientações sobre cuidados relacionados à prevenção.

• Além disso, pessoas que sentirem sintomas como febre, problemas respiratórios e tosse podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde por meio do telefone (51) 3784-1031.

• A equipe de saúde está trabalhando para prestar todo o apoio necessário. A Cidade das Orquídeas não tem nenhum caso suspeito de coronavírus.

GABINETE 

• O Gabinete Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao coronavírus é formado por representes da Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, Secretaria de Assistência Social, Habitação e Cidadania, Procuradoria ou Assessoria Jurídica, Câmara de Vereadores, um profissional médico e um de enfermagem e da Coordenaria Municipal de Defesa Civil.

OUTRAS MEDIDAS

  • Suspensão temporária dos deslocamentos para fora de Mato Leitão do prefeito, secretários municipais e servidores a serviço do Município, exceto motoristas e outros profissionais a serviço da Saúde.
  • Suspensão das atividades vinculadas aos grupos de maior risco ao contágio do vírus, especialmente aos portadores de doenças crônicas e idosos.
  • Execução imediata de orientações aos alunos e profissionais de ensino quanto ao manejo adequado da higiene tendo em vista a prevenção, inclusive com material impresso nas escolas.
  • Suspensão de reuniões de órgãos púbicos municipais, conselhos ou qualquer outra atividade que resulte na aglomeração de pelo menos 30 pessoas.

Fonte: Decreto assinado pelo prefeito de Mato Leitão



Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido