Unisc produz informações socioespaciais para auxiliar na prevenção e combate à pandemia da Covid-19 na região

-

O Observatório do Desenvolvimento Regional (ObservaDR), coordenado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unisc – Mestrado e Doutorado (PPGDR), está sistematizando um conjunto de dados e gerando informações e análises sobre variáveis sociais, demográficas, infraestruturais, de saúde e sobre domicílios dos municípios dos Vales do Rio Pardo e do Taquari, além de alguns dados estaduais. Os dados servem para auxiliar a tomada de decisões no combate ao avanço do coronavírus (Covid-19).

A iniciativa faz parte do projeto ObservaDR-Covid-19 e tem como objetivo contribuir com a produção de informações científicas de interesse público para a gestão em saúde e assistência social durante a pandemia. O material produzido está sendo disponibilizado de forma aberta no portal do Observatório e pode ser acessado e utilizado pelo poder público e comitês de gestão relacionados ao combate ao coronavírus e pela sociedade em geral. São planilhas e mapas temáticos com análises.

O material está sendo organizado por uma equipe de professores e estudantes de pós-graduação e graduação da Unisc e técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento de Santa Cruz do Sul, a partir de dados oficiais do IBGE, DATASUS, Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, entre outros. São aproximadamente 20 pessoas atuando no projeto ObservaDR-Covid-19. Parte dos dados já está disponível no portal e parte será colocada nas próximas semanas.

Para o diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Unisc, Adilson Ben da Costa, essa iniciativa é muito importante, porque reúne informações científicas fundamentais para auxiliar os gestores na seleção das melhores estratégias de combate à pandemia da Covid-19. A coordenação do projeto está com o professor Rogério Leandro Lima da Silveira, que explica que a iniciativa é resultado de um trabalho colaborativo, voluntário e interdisciplinar, que visa produzir informações científicas sociodemográficas e espaciais sobre os territórios e a população das sociedades de Santa Cruz do Sul e do Vale do Rio Pardo. Silveira explica que o projeto é uma das contribuições da Unisc, como universidade comprometida com a comunidade, para as prefeituras, comitês de crise e demais organizações envolvidas no controle da pandemia, assim como para a sociedade em geral.

A iniciativa reúne o ObservaDR, o Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional, as graduações em Geografia, Arquitetura e Urbanismo e Comunicação Social, e tem o apoio da Sociedade de Engenheiros e Arquitetos de Santa Cruz do Sul (Seasc) e da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão da prefeitura de Santa Cruz do Sul (Sepog).



Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Conteúdos recebidos de assessorias de imprensa de empresas, órgãos públicos, políticos, entre outros.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido