A Prefeitura de Vale Verde decretou, na tarde de quarta-feira, 11, estado de racionamento de água. A decisão foi tomada em reunião realizada entre o prefeito Carlos Gustavo Schuch, secretário de Obras, Emir Rosa da Silva e os responsáveis pela manutenção da rede de água da cidade, Pedro Figueira (Debate), e do interior, Dalmeci Teixeira.
“Solicitamos a compreensão da população, visto que vamos iniciar o racionamento, para evitar usar água potável para lavar o carro, calçada, jardins e encher piscinas. Quanto menor o consumo, mais forte estarão as vertentes e os poços artesianos. Estamos tentando achar soluções para o problema”, explicou o prefeito.
Ainda segundo o prefeito, visando a solução do problema, foi realizada uma licitação para perfurar dois poços por parte do Município e dois pelo Estado, com previsão para os próximos dias. “Ambos serão perfurados na localidade de Monte Alegre. Um faz parte da lei de incentivo e será concedido para a América Sociedade Avícola (ASA), empreendimento da Dália, e o outro será perfurado perto da propriedade de Dalmeci Teixeira, e será para melhora no abastecimento de água do local. Este último beneficiará 40 famílias”, destacou Schuch.
IN LOCO
Nesta semana, o prefeito percorreu alguns locais do município nesta semana para constatar a realidade e buscar, junto à Emater, novos laudos com as perdas já ocasionadas e que irreversíveis. “É triste ver uma realidade destas, açudes pequenos quase secos, lagoa secando, campos sem grama, milho sem espigas, soja com poucos grãos e morrendo”, lamenta.
Ele afirmou que o objetivo agora é buscar a homologação do Decreto de Situação de Emergência encaminhado ao Estado, para que os produtores possam, pelo menos, renegociar suas dívidas.
SAIBA MAIS
• Conforme o responsável pelo departamento de água da Prefeitura, Pedro Figueira, a fonte que abastece o centro e parte do interior de Vale Verde, já teve seu nível reduzido em 30%, o que serve de sinal de alerta para todos.
• Os Bombeiros de Passo do Sobrado têm sido acionados frequentemente para reabastecer a caixa d’água de Monte Alegre, para não deixar os moradores no seco.