Vale Verde fica sem o atendimento de bombeiros voluntários

-

*Por Jaqueline Caríssimi 

Uma portaria publicada pela Corporação do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul em 30 de dezembro do ano passado compromete o atendimento da equipe de bombeiros voluntários de Passo do Sobrado no município de Vale Verde.

O documento prevê que os bombeiros voluntários não podem ultrapassar os limites dos seus respectivos municípios, o que fez com que o acordo entre a Administração de Vale Verde e o Corpo de Bombeiros Voluntários de Passo do Sobrado se encerrasse no dia 31 de janeiro. Desde então, os atendimentos a Vale Verde passam a ser da Corporação de Bombeiros de Santa Cruz do Sul, distante 35 quilômetros de Vale Verde.

O prefeito Carlos Gustavo Schuch lamenta a imposição da portaria e diz que vai buscar uma forma legal de manter o serviço. “Ainda não desisti de encontrar uma forma legal para retomar a parceria com os bombeiros. Continuamos na luta para que seja derrubada essa portaria e possamos anular a decisão. A nossa população não vai ficar desassistida, agora estamos sob a guarda dos bombeiros de Santa Cruz do Sul”, destacou o prefeito. “É uma parceria que ao longo de anos sempre deu certo”, conclui Carlos Gustavo Schuch.


“Fica uma sensação de impotência e tristeza, pois sabemos que em situações de emergência, nós poderíamos fazer a diferença.”

CELSO CRISTIANO KROTH – Diretor de Segurança Operacional da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários


SUPORTE DE EMERGÊNCIA

O convênio com o município de Vale Verde foi assinado no ano de 2010. Conforme o diretor de Segurança Operacional Primeiro presidente da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários, Celso Cristiano Kroth a fundação do grupo foi em julho de 2007, com dezenas de atendimentos entre incêndios em matas, residências, estufas, atendimentos em resgates veiculares na RS 405 , além da distribuição de água potável.

Atualmente são 16 voluntários que contam com sede própria e uma estrutura para os atendimentos com dois caminhões Auto Bomba Tanque (ABT), um veículo administrativo e uma ambulância de suporte básico (USB). Kroth destaca que não atender mais Vale Verde é frustrante. “Muito embora os Bombeiros Militares façam um ótimo trabalho e sabemos que não vão deixar a comunidade desassistida, sabemos também que existe uma limitação na resposta, quer seja pela distância, quer seja por questões burocráticas, além de pessoal reduzido nos quartéis. Então, fica uma sensação de impotência e tristeza, pois sabemos que em situações de emergência, nós poderíamos fazer a diferença”, ressalta.

Nos dois últimos meses, dezembro de 2019 e janeiro 2020, somente em Vale Verde foram registrados oito atendimentos (Foto: Divulgação)

Nos dois últimos meses, dezembro de 2019 e janeiro 2020, foram atendidos em Vale Verde três incêndios em mata; um incêndio de grandes proporções em lavoura de soja, três em estufas de tabaco e um incêndio registrado em residência.

Para a Associação a proibição do atendimento diminui o apoio financeiro que inviabiliza algumas manutenções e investimentos. Embora o trabalho seja voluntário, são constantes os gastos com manutenção. Por outro lado toda a estrutura fica ociosa. “Imagina ter toda esta estrutura e ser impedido de usar por questões burocráticas”, lamenta o diretor.

EMERGÊNCIA 

Para atendimento os vale-verdenses devem ligar para 193 ou 3713-4613 – Corpo de Bombeiros de Santa Cruz do Sul.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido