
A correção da divisa de Linha Seival, demanda que se arrasta há mais de uma década, deu um passo importante na manhã desta terça-feira, 25. O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, e a secretária de Planejamento e Urbanismo, Deizimara Souza, estiveram no Palacinho, em Santa Cruz do Sul, para acompanhar a apresentação do novo traçado proposto para delimitar corretamente os limites entre os dois municípios.
A reunião, conduzida pelo secretário de Planejamento e Mobilidade Urbana de Santa Cruz do Sul, Vanir Ramos de Azevedo, e equipe técnica, detalhou o levantamento de campo e a sugestão de atualização da linha divisória. A inconsistência na área surgiu ainda em 2012, quando uma intervenção de pavimentação gerou a necessidade de revisar oficialmente os limites territoriais da localidade.
Jarbas da Rosa destacou o empenho das equipes envolvidas e a importância de resolver definitivamente o impasse histórico. “Em uma primeira reunião realizada junto à Secretaria de Planejamento, ficou pactuada a necessidade de avançarmos na questão da divisa de Linha Seival. Moradores e Prefeitura compreenderam que era essencial ajustar a legislação e encaminhar as normativas necessárias. Para isso, era indispensável a execução de um trabalho de campo. Desde o primeiro momento, agradecemos à Prefeitura de Santa Cruz do Sul, que se colocou inteiramente à disposição para realizar esse levantamento, com apoio da Secretaria de Planejamento de Venâncio Aires. Foi um trabalho técnico executado em conjunto entre as equipes dos dois municípios. Esse processo começou ainda em 2023 e agora estamos avançando para concluir definitivamente essa demanda”, afirmou.
Como próximo passo, ficou definido que o traçado será apresentado aos cerca de 180 moradores de Linha Seival já na próxima terça-feira, 2. “Nós vamos tornar de direito aquilo que já é de fato. Estamos falando de uma situação centenária, e tenho certeza de que a comunidade compreende a importância desse avanço. A nossa função, como gestores públicos, é facilitar a vida dos moradores daquela região, garantindo que possam receber incentivos e apoio dos governos municipais de forma legal. Agora, com todo esse trabalho desenvolvido, estamos chegando ao ponto final dessa importante demanda”, completou Jarbas.
A partir da anuência da comunidade, será elaborado o projeto de lei que deverá ser votado posteriormente pelas Câmaras de Vereadores de Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul. Na sequência, a proposta será encaminhada para avaliação da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa.
Antes da reunião sobre Linha Seival, o prefeito Jarbas da Rosa acompanhou a apresentação técnica realizada pela concessionária Rota de Santa Maria, responsável pela duplicação da RSC-287, que detalhou as soluções de engenharia previstas para regularizar os acessos da rodovia no trecho urbano de Santa Cruz do Sul.
Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura