O primeiro dia da 20ª Expoagro Afubra marcou mais um avanço na implantação do Centro Regional de Referência em Autismo no Vale do Rio Pardo. Após a abertura da feira, ocorreu o ato de assinatura do convênio entre o Governo do Estado e o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). A iniciativa faz parte do programa TEAcolhe, que busca organizar e fortalecer as redes municipais de saúde, de educação e de assistência social no atendimento ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no Rio Grande do Sul.
Assinado pelo prefeito de Rio Pardo e presidente do Cisvale, Edivilson Brum, e pela secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, o convênio prevê o repasse mensal de R$ 30 mil do Estado para a realização dos serviços oferecidos. Conforme o cronograma previsto, as atividades devem iniciar em maio.
O Cisvale realizará os atendimentos no Centro Regional de Especialidades Médicas (Crem), em Santa Cruz do Sul. Para isso, será adaptada uma sala terapêutica de integração sensorial, com o que há de mais moderno na área. Serão atendidos no local casos severos, graves e refratários, com encaminhamentos realizados pela rede de saúde dos municípios, que será corresponsável pelo acompanhamento do usuário e sua família.
A equipe também deverá manter reuniões e estratégias de matriciamento com as redes de saúde, educação e assistência social da região, discutindo casos e realizando um atendimento compartilhado, em um trabalho interdisciplinar.
O ato desta quarta-feira foi acompanhado ainda pela deputada estadual Zilá Breitenbach, presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, prefeitos de municípios que integram o Cisvale, representantes de entidades e profissionais do Consórcio. (Fonte: AI Cisvale)