A última classificatória do Encontro de Artes e Tradições Gaúchas (Enart) realizada nos dias 20 e 21 de outubro, no Parque do Imigrante, em Lajeado, garantiu as últimas vagas à final do Enart. Os finalistas se somam aos vencedores das duas etapas anteriores e rumam a Santa Cruz do Sul entre os dias 16, 17 e 18 de novembro. Com a participação de dez Regiões Tradicionalistas (RTs), a etapa reuniu mais de mil participantes nas modalidades individuais, de pares (Danças Gaúchas de Salão), e Danças Tradicionais nas Forças A e B.

Foto: Beatriz Colombelli / Folha do Matexx
Evelaine Andréia Barbian, do CTG Chaleira Preta conquistou o segundo lugar, na modalidade Declamação

Uma das concorrentes na grande final, na modalidade individual é a representante do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Chaleira Preta, Evelaine Andréia Barbian. Ela que deixou para trás, no sábado, 32 candidados, na Declamação Feminina. Neste domingo, na seminfinal a jovem conquistou o segundo lugar, entre as dez vagas. A entidade que já tinha presença garantida com o Conjunto Vocal, assegurou ainda a participação com mais quatro concorrentes, em Santa Cruz do Sul. 

 Venâncio Aires

A Capital do Chimarrão estará também representanda no Enart pelo CTG Erva-Mate, nas modalidades individuais e de pares. Danças Gaúchas de Salão, no sistema respecagem, os jovens Diego Teotonio Goethel e Letícia Schmachtenber estão com o passaporte carimbado. Na modalidade Chula, Lucas Gabriel Keller também está na final.

Diego e Letícia representam o CTG Erva-Mate com Danças Gaúchas de Salão
Diego e Letícia vão representar o CTG Erva-Mate com Danças Gaúchas de Salão
xx
Paola Duarte Mayer, de Caxias do Sul, estreia no Enart, com o DT Heróis Farroupilhas

Danças Tradicionais

Nesta Inter-regional, o primeiro lugar em Danças Tradicionais Força A, foi conquistado pelo Departamento de Tradições (DT) Heróis Farroupilhas, de Caxias do Sul. Antes da filha e 1ª Prenda da entidade, Paola Duarte Meier, 17 anos, entrar no tablado com o grupo, Pablo Meier destacou o envolvimento da família com o tradicionalismo há dez anos.

“Este será o primeiro Enart da minha filha, que começou no meio desde o pré-mirim, e hoje ela anuncia o grupo”, destacou emocionado. Eles que chegavam para competir esperavam estar entre os classificados e receberam dos avaliadores, conforme o desempenho, em todos os quesitos a pontuação destaque. Da 24ª RT, o CTG Querência da Amizade, de Bom Retiro do Sul, assegurou uma das 11 vagas, da etapa, à final.

Entretanto, nas danças tradicionais o município de Venâncio Aires que buscou vagas com as invernadas do CTG Chaleira Preta e DTG Piazito da Tradição, nas Forças A e B, respectivamente, não terá representante nos tablados em 2018.

 Classificados – Venâncio Aires

CTG Chaleira PretaConjunto Vocal (classificado direto da fase regional)Declamação Feminina: Evelaine Andréia BarbianDeclamação Masculina: Eagro Henrique Brenner MüllerIntérprete Solista Vocal: Paula Cristine Ilha e Leandro de BittencourtCauso: Kelen Dewes

CTG Erva-MateDanças Gaúchas de Salão: Diego Teotonio Goethel e Letícia SchmachtenbergChula: Lucas Gabriel Keller

 

 

Classificados da RegiãoDanças Tradicionais Força A: CTG Tropilha Farrapa, Lajeado (vaga garantida 2017)Força B: CTG Querência da Amizade, Bom Retiro do Sul

Danças Gaúchas de SalãoLuiz Fernando Bruxel e Mônica Wermeyer – GAN Anita Garibaldi, EncantadoMatheus de Freitas Bomm e Renata Presser – CTG Tropilha Farrapa, LajeadoRomeu Dreyer e Michele Beatriz Dreyer de Amorin – CTG Tropilha Farrapa, Lajeado

Gaita PianoÉrick Henz de Maman – CTG Paixão Côrtes, Nova Bréscia

ChulaMauricio Delazari – CTG Paixão Côrtes, Nova Bréscia

Intérprete Solista VocalTaís Lohman – CTG Querência do Arroio do Meio, Arroio do Meio

“Agradecer a todos os voluntários que fizeram acontecer a 3ª inter regional do Enart em Lajeado.

Foto: Divulgação / Divulgaçãoxx
Luce Carmen Mayer, Nairo Callegaro e Juliana de Miranda

Ao presidente Nairo Callegaro, sua diretoria e meus colegas coordenadores que apoiaram a realização do evento na 24RT. Ao prefeito, de lajeado, Marcelo Caumo e Carlos Reckziegel. À a minha equipe de trabalho, que em nome da diretora artística Ângela Hammes Rossetti agradeço aos colaboradores que auxiliaram em todas as pontas para tudo sair como planejado. A Vanessa Welter e Lara Lindenmeyer pela elaboração do projeto e captação do recurso, a Manú Carvalho nossa RP pelas criações as quais embelezaram o evento. À equipe da 24ª RT que esteve em todos os palcos auxiliando na conferência de cartões, chamando os artistas, levando planilhas, água; na tesouraria, Jose Claudio Buzatta; prendas e peões da 24ª RT e de entidades. Aos participantes foi muito bom recebê-los no evento, assim como acompanhar a cada um de nossos visitantes. Aos grupos e individuais da nossa região agradeço o trabalho de cada patrão para trazer o trabalho realizado, e aos classificados Sucesso e estaremos na final com vocês! Aos que não alcançaram seus objetivos , não desistam , sigam em frente em busca desse sonho e podem contar comigo! Que venha o Enart 2018! Luce Carmen da Rosa Mayer – coordenadora da 24ª RT