Venâncio Aires sedia no próximo mês um seminário promovido pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FEPETI) e pelo Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (FOGAP).
O seminário ‘Trabalho Infantil, Proteção Social e Aprendizagem Profissional’ será realizado dia 8 de junho, quarta-feira, no Clube CTA. Na programação, haverá painéis sobre a situação do trabalho infantil no Brasil e na região, que será abordado pela coordenação Nacional de Combate ao Trabalho Infantil do Ministério do Trabalho e da Previdência, e a participação de representantes do Ministério Público do Trabalho e da Prefeitura de Caxias do Sul, contando sua experiência com os jovens e a Aprendizagem Profissional.
Segundo a organizadora do fórum, Luisa Siqueira, o objetivo é conscientizar as comunidades rurais, técnicos das tabacaleiras e a sociedade civil de um modo geral, a unir forças no combate ao trabalho infantil. “Neste período de pandemia, houve um crescente aumento da violação dos direitos das crianças e dos adolescentes, bem como o aumento da pobreza e a necessidade das famílias de usarem seus filhos como mão de obra. Isso expõe as crianças a uma nova realidade perversa para seu desenvolvimento psicológico e social”, afirmou Luisa.
Representantes de municípios produtores de tabaco da região também serão convidados.