Clube Orquestra vai homenagear a obra e o legado de Raul Seixas, por meio de arranjos especiais (Foto: Gabriel Canto/Divulgação)
Clube Orquestra vai homenagear a obra e o legado de Raul Seixas, por meio de arranjos especiais (Foto: Gabriel Canto/Divulgação)

Venâncio Aires - A Clube Orquestra de Venâncio Aires prepara, para 2026, um projeto inspirado na trajetória de um dos maiores nomes da música brasileira. Segundo o presidente do Clube de Leituras, Telmo Kist, ‘Metamorfose Ambulante – Clube Orquestra Toca Raul’, propõe a realização de oito apresentações orquestrais gratuitas em municípios do Rio Grande do Sul, homenageando a obra e o legado de Raul Seixas, por meio de arranjos especialmente criados para a Clube Orquestra.

“Foi aprovado na Lei Rouanet e vamos começar a captar. Serão visitadas cidades nos Vales do Taquari e Rio Pardo. Ainda não temos previsão, mas acho que começam no segundo semestre”, adiantou Kist. Ainda conforme ele, o roteiro contemplará Venâncio Aires, Lajeado, Estrela, Cruzeiro do Sul, Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale do Sol.

Pelo projeto, cada cidade contemplada também contará com uma palestra-show em escola pública, realizada em parceria com as prefeituras locais, onde músicos da orquestra apresentarão curiosidades sobre os instrumentos, bastidores de uma turnê e reflexões sobre a importância da música na formação cultural. Ainda conforme a proposta, todas as ações serão gratuitas, com o apoio do Programa Mesa Brasil Sesc, que promoverá a arrecadação de alimentos não perecíveis, unindo arte, educação e solidariedade em uma experiência cultural itinerante pelo interior gaúcho.

A ideia é conectar gerações diferentes com canções atemporais reinterpretadas, pela orquestra, sob nova roupagem. “Não serão contemplados apenas ‘hinos’ renomados, mas também músicas do ‘lado B’ que ajudam a contar a história e curiosidades do cantor”, comentou o maestro Daniel Böhm. Para ‘dar vida’ a Raul Seixas, o cantor venâncio-airense Luís Antônio de Carvalho Klock, que é vocalista da Clube Orquestra, deve ser aquele que interpretará o cantor.

Raul Seixas é considerado um dos pioneiros do rock brasileiro (Foto: Todavia/Divulgação)

Saiba mais

Além de cantor, o baiano Raul Seixas (1945-1989) foi compositor, produtor e multi-instrumentista, considerado um dos pioneiros do rock brasileiro. Entre os maiores clássicos, a maioria lançada na década de 1970, está Metamorfose ambulante, Maluco beleza, Sociedade alternativa, Eu nasci há 10 mil anos atrás, Gita e Tente outra vez.