Um grande esforço vem sendo empenhado pelo vereador Telmo Kist (PDT), junto com o prefeito Airton Artus, na busca por uma solução que evite o fechamento da escola São Luiz, de Vila Santa Emília. Com as dificuldades financeiras anunciadas, o governo estadual pensa em desativar as unidades cujos prédios não pertençam ao estado, ou que estejam a exigir aluguel mensal. Uma proposta de permuta de área entre município e a CNEC foi encaminhada, porém jamais se obteve uma resposta.
No último sábado, 27, quando participava do Folha Cidadania, projeto organizado pela Folha do Mate, realizado em Vila Mariante, Kist ouviu o relato da diretora da Escola Mariante, Lúcia Campos, de que a CNEC, hoje também proprietária do prédio que abriga a escola, pretende formalizar proposta ao Estado para cobrança de aluguel.
Kist relembra que o prédio foi construído pela comunidade para ser um hospital, estava desativado e então foi repassado à CNEC, sem custo, para ali ser ampliada a escola estadual existente na Vila, pois o prédio antigo já não comportava tantos alunos.
Como em todos os casos, os contratos de doação feitos não contemplam cláusula de reversão caso ocorra o abandono da atividade, ou quando consta a obrigação, ela não é muito clara.
Na opinião do pedetista os contratos devem ser submetidos imediatamente à análise da justiça. “Uma solução rápida deve ser adotada, pois corremos o risco de ver nossas crianças sem escola para estudar no próximo ano”. Kist afirmou durante seu pronunciamento na tribuna da Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira, 29, que simultaneamente a esta ação, continuarão as negociações de permuta destas escolas por áreas do município, com a CNEC.
Esta é a nossa luta. Eu espero que esta Casa se una e que a gente faça um grande movimento. Nós não podemos deixar esta escola do Mariante fechar, de jeito nenhum. Uma escola de ensino médio, o município precisa, o distrito precisa, e nós temos que estar juntos, na defesa desta escola e dos interesses da comunidade de Mariante” ressaltou.
A presidente Ana Cláudia disse que o tema merece uma ampla discussão e sugeriu que a Comissão de Educação da Casa debata o tema amplamente.