A semana encerra com uma excelente notícia para o setor industrial, especialmente para a área da educação profissional. Na manhã dessa sexta-feira, 20, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) confirmou um investimento projetado em R$ 14 milhões para a construção da nova escola em Venâncio Aires. A expectativa é iniciar a obra no começo do próximo ano e inaugurá-la ainda em 2022.
Durante visita à Prefeitura, o gerente de Operações do Senai Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires, Daniel Machado, confirmou o início dos trâmites licitatórios para a construção da sede própria da escola profissional Frederico Closs. O prédio será erguido em terreno localizado na rua 15 de novembro, no bairro Aviação, uma área que foi doada pela Prefeitura de Venâncio Aires em 2014, no governo do ex-prefeito Airton Artus (PDT). “Ficamos muito felizes, pois é um investimento que vai trazer muito mais qualificação profissional para Venâncio e região”, comemorou o prefeito Jarbas da Rosa.
“É um sonho que vai representar um grande avanço para a qualificação profissional e o setor industrial de Venâncio Aires. Além disso, vai revitalizar aquela região do município completando a infraestrutura já planejada para o entorno do Parcão.”
JARBAS DA ROSA – Prefeito de Venâncio Aires
Com o ingresso desta obra no plano de investimentos da instituição – que conta com mais de 60 unidades no Rio Grande do Sul – o Senai dá início à fase de contratação dos projetos técnicos para, em seguida, abrir a licitação da obra. “O cronograma prevê a conclusão dessa etapa até o início do próximo ano, para então assinar o contrato e dar início à execução da obra”, projeta Machado.
“Esta obra é um reconhecimento à comunidade de Venâncio Aires, sobretudo à comunidade industrial, que pleiteia essa obra há muito tempo. O fato de o Senai decidir fazer esse investimento no município é também um reconhecimento à pujança econômica desse setor na região.”
DANIEL MACHADO – Gerente de Operações do Senai Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires
Indústria 4.0
Conforme Machado, a nova escola terá aproximadamente 1,4 mil metros quadrados de área construída e contemplará o setor administrativo, salas de aula, laboratórios e espaço para as oficinas das áreas tecnológica e industrial. Com a ampliação física do espaço, será possível ampliar a oferta de cursos profissionalizantes, a partir das demandas das indústrias locais e regionais. “Hoje a sede do Senai tem uma estrutura deficitária. Esse investimento vai nos permitir aumentar a gama de cursos, inclusive com capacitações voltadas à tecnologia, especialmente no que se refere à indústria 4.0”, adianta o gerente de Operações.
Demanda antiga
“Esta é uma luta muito antiga da comunidade, especialmente da comunidade industrial de Venâncio Aires. Ficamos muito felizes em poder compartilhar essa notícia”, destacou Machado. Ele atribuiu o atraso para o início da construção à instabilidade econômica e a pandemia de Covid-19.
A reunião para oficialização da obra contou com a presença do presidente da Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), Vilmar de Oliveira. Em entrevista à Folha do Mate, ele evidenciou a importância do Senai para o desenvolvimento econômico. “O setor industrial, em especial, o metalmecânico, reconhece o trabalho da escola, que tem papel fundamental na formação de mão de obra técnica e qualificada”, disse Oliveira, que é empresário industrial e foi presidente do Conselho Diretor do Senai Frederico Closs.
“O trabalho do Senai contribui com o desenvolvimento não apenas do setor industrial, mas no fortalecimento da economia de todo o município.”
VILMAR DE OLIVEIRA – Presidente da Caciva
O Senai
A Escola Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Frederico Closs funciona em um prédio alugado, localizado na rua 1º de Março. A instituição, que está instalada há 25 anos em Venâncio Aires, conta com cerca de 230 alunos em Venâncio Aires, em nove turmas, nas áreas metalmecânica, eletroeletrônica e têxtil, em parceria com mais de 20 empresas do setor industrial. As indústrias recrutam e indicam os jovens entre 14 e 24 anos, para desenvolver a qualificação profissional no Senai, com vínculo de Aprendizes. Também tem cursos abertos para toda comunidade, nas áreas elétrica, automação, soldagem, desenho técnico, entre outros.
Gente & Negócios e Indústria 4.0
- No dia 27 de julho, durante a primeira edição do projeto Gente & Negócios, Folha do Mate e Rádio Terra FM promoveram um painel que abordou os desafios da qualificação profissional. Na ocasião, a importância da escola do Senai foi destacada pelos painelistas.
- Em um vídeo gravado e exibido no painel de julho, o gerente de Operações do Senai Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires, Daniel Machado, tinha adiantado que, em breve, Venâncio Aires teria novidades sobre a escola e falou da expectativa pelo início da construção da sede.
- Ontem, ao confirmar a licitação para dar início às obras, Machado falou que a estrutura da nova escola permitirá a oferta de mais cursos, inclusive capacitações voltadas à área da tecnologia 4.0
- Indústria 4.0 é um dos temas do ciclo de debates Gente & Negócios. Os desafios e os investimentos nesta área serão abordados no painel programado para o mês de setembro. Antes disso, no dia 31 deste mês, Folha e Terra promovem um debate sobre o polo da proteína e cooperativismo.