Depois da notícia de que Encantado terá o Cristo Protetor e de que Anta Gorda também estaria estudando construir uma estátua de Nossa Senhora de Lourdes no morro mais alto da cidade, as intenções da criação de uma rota turística religiosa entre os municípios foram surgindo. Frente a isso, a Folha do Mate levanta a hipótese da participação de Venâncio Aires nesta rota, já que possui a segunda maior igreja no estilo neogótico da América Latina, a Igreja Matriz.
Segundo o presidente da Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), Djalmar Ernani Marquardt, um projeto de rota turística já vem sendo articulado com municípios da região. “É plenamente viável, temos que aproveitar e nos beneficiar com a região turística que teremos”, afirma. Marquardt diz que, atualmente, Encantado já recebe em torno de mil pessoas em cada fim de semana e a visibilidade do local só tende a crescer.
As termas romanas de Restinga Seca, região da Quarta Colônia, o Santuário de Schoenstatt, em Santa Cruz do Sul, cidades como Sinimbu, Rio Pardo e Venâncio Aires também são locais atrativos mencionados pelo presidente da associação, com grande fluxo de visitantes.
Um encontro entre as três principais instâncias de governança regional do turismo – Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Instância de Governança Regional Serra Gaúcha – destino uva e vinho (Atuaserra) e Aturvarp – vem sendo planejado e deve acontecer em maio para articular ações conjuntas e integradas de incrementar o turismo na região. Marquardt destaca que esta reunião inicialmente teria ocorrido em março, porém foi adiada pelas restrições da pandemia.
O presidente da Aturvarp destaca que o turismo, principalmente aquele de roteiros próximos da cidade de origem do visitante, serão ainda mais comuns no pós-pandemia. “As pessoas querem conhecer lugares que possam ir de carro, de distâncias curtas. Esse turismo vem se destacando na pandemia e promete continuar depois”, explica.
“Estamos trabalhando e planejando o turismo regional. Nós, da Aturvarp, somos apaixonados pelo turismo e todos podem ter certeza que dará certo.”
DJALMAR ERNANI MARQUARDT
Presidente da Aturvarp
Parceria é bem-vinda
O coordenador de Turismo de Venâncio Aires, Osvaldo Daniel Pinheiro, afirma que na possibilidade de a rota turística religiosa entre os municípios se concretizar, Venâncio Aires estará aberta para essa parceria, que seria muito importante. “Com certeza, enalteceria ainda mais nossa igreja, fazendo com que mais pessoas a conhecessem”, relata.
Para Pinheiro, a relação intermunicipal é significativa, pois instiga turistas de outras cidades e atrai recursos para o município. “É preciso ter parcerias de fora, o turismo não é individual. Aqui em Venâncio conseguimos entreter as pessoas tranquilamente por dois dias com nossos atrativos. Temos potencial e estamos nos preparando com novidades para o pós pandemia”, afirma.
“Experiência positiva para a fé”
De acordo com o pároco padre Rodrigo Hillesheim, da paróquia São Sebastião Mártir, a criação da rota religiosa é válida para trazer uma experiência positiva da fé aos visitantes. “Muitas pessoas e fiéis já procuram a nossa igreja. Recebemos um número considerável e, durante a festa de São Sebastião Mártir, ainda mais”, explica.
Hillesheim acredita que a igreja se torna uma atração forte do município devido à sua beleza, a ligação com a devoção das pessoas e a singularidade de ser uma igreja que ocupa toda uma quadra. “Com certeza, todos que vêm aqui se surpreendem com a grandiosidade do nosso templo religioso. É difícil alguém sair daqui sem tirar um fotografia”, diz.
Tombamento
1 No Plano Municipal do Turismo, aprovado em julho de 2020 pela Câmara de Vereadores, previsto para ser realizado em cinco anos, uma das propostas era o tombamento da Igreja Matriz como patrimônio oficial público pelo valor histórico e cultural.
2 No entanto, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Venâncio Aires, Nelsoir Battisti, afirma que nada foi feito para levar esta proposição adiante e, também, não há a intenção de isso acontecer.
3 “A Igreja Matriz vem sendo muito bem mantida de forma comunitária pela paróquia e, caso isso seja um desejo, tem que partir deles. Não vamos mexer nisso agora. Temos muitas outras prioridades e, caso o tombamento fosse efetivado, teríamos que destinar um recurso público para manter a igreja”, explica.
Sobre a Igreja Matriz
• Conforme o livro ‘São Sebastião Mártir – a fé fazendo história em Venâncio Aires’, a área de 10 mil braças quadradas, onde hoje está localizada a Igreja Matriz, foi uma doação de dona Brígida Joaquina do Nascimento, em 1864, para construção de uma capela. No dia 3 de janeiro de 1876, foi realizada a solenidade de lançamento da pedra fundamental e, nesse mesmo ano, foi realizada pela primeira vez a tradicional Festa de São Sebastião Mártir, padroeiro da capela.
• Após, em janeiro de 1895, foi inaugurada uma nova construção, localizada pouco à frente da capela, demolida somente em 1913. Em 1927, foi decidido em reunião que a construção da nova Igreja Matriz seguiria o estilo neogótico, com duas torres e planta de 65 metros de comprimento e 25 metros de largura. O projeto da nova igreja foi escolhido por meio de um concurso e o vencedor foi o arquiteto alemão Simon Gramlich.
• Em março de 1928, foi colocada a primeira pedra da nova Igreja Matriz e iniciou-se a demolição da antiga construção. Em 1934, as obras foram paradas por escassez de verba, faltando complementar as duas torres, que foram continuadas somente em 1952, chegando à altura final de 65 metros. A inauguração da nova Igreja Matriz ocorreu no dia 7 de junho de 1953 e uma restauração ainda foi feita entre os anos de 1997 e 2002.
Monumento à Bíblia
Venâncio Aires também possui o Monumento à Bíblia, localizado na Praça Henrique Bender. A execução do obra, finalizada em junho de 2020, foi uma reivindicação do Conselho de Ministros e Pastores Evangélicos de Venâncio Aires (Compev). O monumento tem altura de 3,4 metros e foi executado pelo artesão Marcos Datsch de Oliveira.
Cristo Protetor
• Com previsão de ser inaugurado no fim do ano, a Secretaria Estadual de Turismo do Rio Grande do Sul convidou o Papa Francisco para participar do ato de inauguração do Cristo. Há a expectativa também da participação do presidente Jair Bolsonaro, após convite do prefeito de Encantado, Jonas Calvi.
LEIA MAIS: