Com informações de Rádio Gaúcha.
A campanha nacional de vacinação contra a gripe termina hoje, mas os municípios gaúchos que ainda possuem estoque seguirão imunizando a população. A Secretaria Estadual da Saúde calcula que ainda restam 600 mil doses.
Cada prefeitura poderá decidir se manterá o atendimento somente aos grupos de risco ou se ampliará a professores e policiais.
Em Porto Alegre, a imunização seguirá até a próxima sexta-feira, 27, somente para quem está no grupo de risco: idosos, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz há menos de 45 dias), crianças menores de cinco anos e trabalhadores da área da saúde.
A meta estipulada pelo governo federal já foi alcançada pelo Rio Grande do Sul. Ao todo, 83% do público-alvo foi imunizado.
No entanto, a estatística varia bastante de acordo com o município. O pior desempenho foi registrado no Chuí, no Sul gaúcho, onde apenas 36% dos moradores que tinham direito receberam a dose.
Até agora, foram confirmados 338 casos de gripe A no Estado, que resultaram em 60 mortes. Na semana passada, eram 254 casos e 49 mortes.