Foto: Cristiano Wildner / Folha do Mate‘SMNA’ reúne integrantes da cidade e do interior
‘SMNA’ reúne integrantes da cidade e do interior

O Carnaval neste ano ocorre somente no início de março, mas já nesta semana o clima da folia do período ganhou as ruas de Venâncio Aires. Iniciaram as atividades dos QGs. Os primeiros a abrirem os trabalhos estão localizados na rua Armando Ruschel. Contudo, a tendência é de que nos próximos dias esse número de concentrações aumente consideravelmente. As estruturas ficam em funcionamento até uma semana após o Carnaval.

Um dos blocos que já iniciou as atividades é o ‘Superei, Mas Não Atiça’, entretanto é identificado apenas pela sigla ‘SMNA’. O grupo possui 50 integrantes e este é o primeiro ano do bloco, que reúne membros da cidade e interior. O bloco conta com uma estrutura mínima para ser mantida, que é bancada a partir do pagamento de mensalidades, como informa um dos integrantes, o jovem Rafael Augusto da Rosa, 24 anos.

O ‘SMNA’ também participa dos festejos do interior e participará dos eventos da cidade. “É um momento bastante aguardado pela maioria dos integrantes. São amizades que levamos para o resto da vida”, acrescenta Rosa.

Outro bloco que se estruturou nesta semana é ‘Sobrhamus’, que está em atividade desde 2011. O grupo é formado por 48 integrantes das mais variadas idades. Um deles é Vinícius Greiner, 26 anos, que ressalta que as primeiras providências no local alugado foram as instalações de um freezer e uma geladeira.

Foto: Cristiano Wildner / Folha do Matentegrantes do ‘Sobrhamus’ providenciaram nesta semana a infraestrutura do GQ
ntegrantes do ‘Sobrhamus’ providenciaram nesta semana a infraestrutura do GQ

CADASTRO

Os blocos de Carnaval também precisam prezar pela segurança da cidade e, por isso, é necessário o preenchimento de cadastro disponível na Delegacia de Polícia Civil de Venâncio Aires. O processo é muito simples de ser efetuado. Na ficha, deverão constar dados como local do QG, dias de funcionamento, nomes dos responsáveis e dos integrantes.

Caso tenha algum menor de 18 anos, é necessário fornecer o nome e contato do responsável, se for necessário em alguma situação de emergência. A principal função do cadastro é garantir maior controle e a segurança. Além dos cadastros, a Polícia Civil realiza visitas nos QGs durante os horários de funcionamento como medida de segurança.

 

Foto: Cristiano Wildner / Folha do MateUma das preocupações iniciais do bloco ‘SMNA’, segundo a integrante Rafaela Stefens, foi providenciar o cadastro solicitado pela Polícia Civil
Uma das preocupações iniciais do bloco ‘SMNA’, segundo a integrante Rafaela Stefens, foi providenciar o cadastro solicitado pela Polícia Civil

PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO

Uma das preocupações do policiamento ostensivo é com relação ao som alto que costuma ser frequente nesse período do ano. De acordo com a comandante da Brigada Militar de Venâncio Aires, capitão Michele da Silva Vargas, todos precisam sempre se valer do bom senso. “Se houver reclamações por pessoas que estiverem se sentido incomodadas, serão adotadas as providências de praxe, pois ainda que seja Carnaval, é fundamental respeitar o direito do próximo”, informa. Em casos mais extremos ou de reincidência, a Brigada Militar pode até mesmo recolher o aparelho e um termo circunstanciado pode ser gerado. “Em caso da vítima querer representar criminalmente, será lavrado um termo circunstanciado independente de reincidência”, completa a oficial.