Foto: Débora Kist / Folha do MateLojas projetam maior tranquilidade para clientes e vendedores com o horário estendido
Lojas projetam maior tranquilidade para clientes e vendedores com o horário estendido

Para quem deixa para a última semana ou simplesmente não tem tempo durante o dia para as compras de fim de ano, pode ficar tranquilo. A partir de hoje, o comércio venâncio-airense vai estender mais um pouco seu horário. O atendimento, que já ocorria até as 19h nos últimos dias, foi ‘puxado’ para as 21h. Essas duras horas a mais serão nesta quarta, 19, quinta, 20, e sexta, 21.

A extensão do horário especial já é característica de anos no município e ocorre no mês de dezembro. Na prática, é possibilitar que comerciantes e clientes tenham mais tranquilidade para vender e comprar às vésperas do Natal e Ano Novo.

Segundo o vice-presidente de comércio da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), Airton Bade, os últimos dias do mês são essenciais para as lojas e os próprios clientes. “Pela experiência dos outros anos, essas duas horas compensam muito para quem vende, assim como no domingo. E a mesma coisa para as famílias, que conseguem se organizar e têm mais tempo para as compras.”

Para dar conta do atendimento e respeitando determinações sindicais, as lojas se organizaram por escalas (alguns funcionários chegam mais cedo, outros mais tarde), pagamento de horas extra e folgas posteriores.

INFLUÊNCIA DO 13ºA segunda parcela do 13º salário entrará na conta da maioria dos trabalhadores nesta quinta-feira, 20, e esse dinheiro é visto como grande influenciador no aumento da movimentação no comércio. “É o que mais impacta no movimento, com certeza”, afirma o empresário Cléo Kothe. Ele, que é proprietário de lojas no segmento de ótica e joalheria, também atenderá até mais tarde nos próximos dias. “Sempre aderimos ao horário estendido. Facilita para o cliente que trabalha durante o dia e pode sair mais tarde, quando a temperatura já é mais amena. E para o vendedor também, que pode atender com mais tranquilidade, sem correr o risco de deixar alguém esperando.”

Quem também aderiu ao horário estendido foi a empresária Fabiana Kist de Almeida, proprietária de uma loja de roupas, calçados e acessórios. “Vale muito a pena. As pessoas têm mais opção de horário para sair, inclusive no domingo.”

A expectativa da Caciva é de que ocorra um aumento de 6% a 8% no faturamento de dezembro em relação ao ano passado.

Horário do comércio nos próximo dias

19 de dezembro (quarta) – até as 21h20 de dezembro (quinta) – até as 21h21 de dezembro (sexta) – até as 21h22 de dezembro (sábado) – até as 19h23 de dezembro (domingo) – 16h as 21h24 de dezembro (segunda) – até as 17h25 de dezembro (terça) – fechado26 a 29 de dezembro (quarta a sábado) – horário normal30 de dezembro (domingo) – fechado31 de dezembro (segunda) – até as 17h