Reativar os trabalhos da Comissão Municipal de Mulheres Trabalhadoras Rurais, criada no ano de 2013, além de definir algumas ações que serão desenvolvidas em 2019, foi o objetivo principal da reunião realizada na quinta-feira, 25, à tarde, no salão do Sindicato dos Trabalhadores Ruais (STR) de Venâncio Aires. O encontro foi coordenado pela agricultora familiar, Rosenei Derlann Neumann, e contou com a presença da coordenadora regional de mulheres, Vilce Leão.

A secretária do STR de Venâncio Aires, Sandra Wagner, ressaltou o envolvimento das mulheres rurais em diversas atividades desenvolvidas pelo sindicato, Clubes de Mães e e escritório municipal da Emater/RS-Ascar. Sandra também referiu as reuniões realizadas entre os Clubes de Mães, coordenadas pela Emater/RS-Ascar, em parceria com o STR, Gabinete da Primeira-Dama e Sindicato Rural. Destacou, ainda, a participação das mulheres em eventos organizados em parceria, como o tradicional Encontro da Mulher Rural em Venâncio Aires.

Foto: Divulgação / DivulgaçãoEncontro reativou comissão criada em 2013
Encontro reativou comissão criada em 2013

Como eventos em nível regional, Sandra elencou a participação expressiva das trabalhadoras rurais do município quando da realização dos eventos em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, realizado anualmente em um município que integra a Regional Sindical do Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí. Em 2019, o evento do dia 8 de março será realizado no município de Vera Cruz.

Quanto à Comissão Municipal de Mulheres Trabalhadoras Rurais, a dirigente frisou ser de suma importância, pois visa reunir mulheres associadas ao sindicato, para juntas trabalharem na busca ou na manutenção de políticas públicas que vão de encontro às demandas e necessidades das agricultoras, bem como, buscam a formação e a integração das mulheres em Venâncio Aires e na região.

LUTAS

Vilce Leão abordou temas relacionados à luta da mulher do campo, especialmente pelo reconhecimento da profissão de agricultora e a aposentadoria rural. Vilce também falou da VI Marcha das Margaridas que será realizada em agosto de 2019, em Brasília, para a qual os eixos de trabalho já estão definidos. Os temas são Previdência e Assistência Social, Agroecologia, Trabalho e renda, e, a Busca de uma vida livre de qualquer forma de violência.

Ficou definido que a coordenação de mulheres da Regional Sindical do Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí promoverá diversos encontros preparatórios para aquelas que participarão da VI Marcha das Margaridas. A primeira atividade está agendada para o dia 8 de janeiro de 2019.

Além disso, a comissão municipal estará se reunindo periodicamente, buscando assim, fomentar a união das trabalhadoras rurais do município e ajudando a construir ações que possam melhorar a vida das mulheres que vivem no campo.