‘A escola contemporânea: práticas criativas e inovadoras na ressignificação das competências cognitivas e emocionais’. Este é o tema que vai nortear os debates do 11º Fórum Internacional e 15º Fórum Nacional de Educação de Venâncio Aires.
O evento, destinado a educadores da rede pública e privada, ocorre de 24 a 27 de abril, na Sociedade Olímpica de Venâncio Aires (Sova). As inscrições devem abrir em breve. São esperados cerca de 800 professores.
O objetivo desta edição é instigar educadores a se reinventar em sala de aula, por meio da inovação e da criatividade e estimular produção de conhecimento na era da informação.
Segundo a professora que coordena a organização do Fórum, Alice Theis, a intenção é abordar formas de utilizar as novas tecnologias para inovar os métodos pedagógicos em sala de aula. “Enquantoescola precisamos acompanhar a evolução e levar para os alunos todos os conhecimentos armazenados pela humanidade de uma forma renovada e mais criativa”, afirma.
Na avaliação da coordenadora pedagógica, o objetivo também é debater mecanismos de promover o desenvolvimento cognitivo, das crianças e adolescentes, de uma forma que possam assimilar o mundo e entender a realidade.
Programação24/04 – quarta-feiraAberturaPalestrante: Miguel Zabalza
25/04 – quinta-feiraManhã – Professor Gabriel Perissé – RJ Tarde – Professor Augusto Teixeira Lich – RS Noite – Professor Giovanni Matiello – RS
26/04 – sexta-feiraManhã – Palmira Ramos Tolotti Tarde – Dr. Nélio TombiniNoite – Atividade cultural (Peça teatral com o grupo Luz e Cena)
27/04 – sábado Manhã – Emília Cipriano 11h – Encerramento
Conheça os palestrantes
Miguel Zabalza – Ele vem da Espanha, é doutor em Psicologia pela Universidade Complutense de Madri e catedrático de Didática e Organização Escolar. Tem dedicado grande parte de seus estudos à questão do currículo escolar.
Gabriel Perissé – Ele é escritor, com pós-doutorado em História e Filosofia da Educação. Autor de mais de 20 livros, escreve sobre formação docente, criatividade, ética, formação de leitores e linguagem.
Augusto Niche Teixeira – Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC/RS (Capes 6). Coordenador da Área de Educação & Cultura da Universidade LaSalle. Membro do Centro de Tecnologias Educacionais do Senac-RS. Líder de Grupo de Educadores Google.
Giovanni Matiello – É formado em Ciências Sociais pela Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos) e mestre em Teologia na PUC/RS. É cantor, compositor e palestrante da temática de Valores Humanos.
Palmira Ramos Tolotti – Especialista em Gestão da Educação Municipal e pós-graduada em Políticas Públicas com módulo Internacional em Harvard Kennedy School. Direciona os trabalhos frente à Undime/SP em Políticas Públicas Educacionais, por meio dos Programas Federais e Captação de Recursos.
Dr. Nélio Tombini – Éé psiquiatra, psicoterapeuta individual e de grupo. É palestrante focado em psicoeducação e consultor direcionado aos entraves nas relações institucionais. Criou o Serviço de Doenças Afetivas da Santa Casa de Porto Alegre. Trabalha na Santa Casa, onde foi diretor da Psiquiatria por 18 anos. Hoje, é diretor da Clínica de Psicoterapia Breve – Psicobreve. Desenvolve workshops sobre os conflitos emocionais no trabalho. Na internet, faz a série de vídeos “5 minutos com o psiquiatra Nélio Tombini”, onde aborda os aspectos emocionais vinculados ao cotidiano.
Emília Cipriano – Doutora em educação. Mestre em psicologia da educação. Pedagoga e assistente social. Professora do curso de pós-graduação – PUC/SP. Coordenadora da Consultoria e Assessoria Educacional Aprender a Ser. Membro do Grupo Gestor do Fórum Paulista de Educação Infantil. Pesquisadora do Instituto de Estudos Especiais da PUC/SP. Pesquisadora da Infância da Rede de Contextos Integrados. Autora de livros e conferencista em eventos nacionais e internacionais.