Dia 1° de janeiro de 2013, às 17 horas. Com data e hora marcada, uma comissão ultima os preparativos para a cerimônia de posse dos vereadores, prefeito e vice, que ocorrerá na Câmara de Vereadores.

O grupo que está à frente da organização é formado pelos partidos que compõem a coligação governista e que elegeu maioria nas eleições deste ano. Conforme informações do presidente do PDT e vereador reeleito, Telmo Kist (PDT), a cerimônia irá contar com a participação da Orquestra Municipal, responsável pela execução dos hinos do Brasil, Rio Grande do Sul e de Venâncio Aires. Também irão apresentar outras canções durante os intervalos do evento.

A cerimônia inicia com o juramento de posse dos 15 vereadores, seguida com a eleição da primeira mesa diretora, conduzida pelo vereador mais votado, Jarbas da Rosa, que irá fazer a leitura da chapa inscrita. Até o momento a chapa apresentada tem como candidato a presidência Telmo Kist, como vice, o petista José Cândido Faleiro Neto, como primeira-secretária, Ana Claudia do Amaral Teixeira (PDT) e como segunda secretária, Cleiva Heck, também do PDT.

Após a votação nominal e confirmado o nome do novo presidente, serão recebidos o prefeito e vice reeleitos, Airton Artus (PDT) e Giovane Wickert (PT), para o juramento. Para o dia também está prevista a apresentação e posse dos novos secretários para o segundo mandato da dupla.

Cerimônia aberta ao público, serão oferecidas cerca de 300 cadeiras no plenário Vicente Schuck para o público. Além disso, a posse também poderá ser acompanhada pelo rádio e pela internet. Além da transmissão da RVA e pelo site da Câmara em www.camaravenancioaires.com.br, os internautas poderão acompanhar o ato pelo Facebook com fotos instantâneas do local, conforme adiantou a assessoria de imprensa da nova legislatura, Fernanda Bergmann.

MISSA

 

Segundo Kist, após a posse haverá show na Praça da Matriz com as bandas Maquinados e SNA.

Um dia antes da posse os eleitos participam, às 19h, da tradicional ‘Missa de Posse’. A missa será celebrada na igreja matriz São Sebastião Mártir.