Para não deixar que um dos pontos mais importantes da história de Venâncio Aires feche as portas, um grupo de pessoas em conjunto com a diretoria está buscando realizar a reestruturação da Sociedade de Leituras.

O Clube, que em 2017 chega aos 130 anos, vem passando por uma grave situação financeira, dificultando a realização de reformas e ofertar ações e eventos à comunidade. Para contornar a situação, há cerca de 60 dias pessoas da comunidade, integrantes de clubes de serviços, procuraram a atual diretoria encabeçada por Nirley Bogorny, e traçaram novas metas e maneiras de gerenciar a Sociedade. O trabalho foi apresentado num happy hour, nesta sexta-feira, 25, na Sociedade.

Comissões

Assim, foram criadas três comissões. Comissão de Patrimônio, liderada por Cássio Brixius, Jairo Jantsch e Eduardo Sperb, com o apoio de Marila Teixeira e Sabrina Lücke. A equipe já conseguiu realizar algumas melhorias estruturais, como reforma do hall de entrada, conclusão da saída de emergência lateral e reformas parciais no salão principal.

Já a Comissão comercial, coordenada por Paulo Adriano Fagundes e José Felipe Spies, já realizou a renovação do contrato com a Prefeitura através da secretaria de Habitação, para o uso da piscina térmica por grupos de melhor idade para aulas de hidroginástica, onde são atendidos mais de 100 idosos. Também já foi firmado o contrato com a professora Aline Ferreira para aulas de hidroginástica duas vezes por semana para mais de 20 pessoas. Também já foram iniciadas tratativas para formar uma parceria com a Asmuva.

A Comissão de Eventos, composta por Felipe Bogorny, Antoniete Frólio, Hugo Barden e Alvaro Bernardi que já fechou eventos para serem realizados no Clube até fim do ano e mais 14 festas para 2016. Para o próximo sábado, 3 de outubro, está confirmado o Jantar Alemão, realização do Lions Melvin Jones, sendo que parte do lucro será revertido para as reformas do clube.

Projetos

Entre os projetos para o futuro estão a criação das comissões de cultura e esporte; conclusão da reforma do salão principal; conclusão do novo salão de eventos, local do antigo bolão, com cerca de 600 metros quadrados; reformas do salão de espelhos e do Piazito; e mudança do restaurante para a parte frontal do clube, e reformar o espaço onde ele está atualmente transformando-o em mais um salão de festas.

A presidente Nirley Bogorny, agradeceu o empenho dos envolvidos para manter o clube em atividade. “São anjos que caíram do céu, com energia nova, nós estávamos comendo poeira e eles apareceram com idéias. Então vamos continuar batalhando para deixar essa sociedade de pé.”Idealizador das Comissões, Jairo Jantsch destacou que o apoio de todos os lados é fundamental. “Precisamos de boas ideias, um pouco de tempo e de boa vontade. E desejo que divulguem que o clube está vivo, de portas abertas e vai continuar fazendo parte da história das pessoas.”

A atual diretoria é composta por Nirley Bogorny, na presidência; tendo ocmo vice Renato Gollmann; Fernando Heissler como secretário; e Joel Grünhauser, na tesouraria.