“é uma oportunidade única para os gestores terem contato com todos os ministérios de uma só vez. Queremos esclarecer dúvidas sobre programas e buscar novos financiamentos e projetos. Por isso, a importância de reunir quatro pessoas da linha de frente do governo nesta tarefa”. A afirmação é do prefeito Airton Artus, ao se referir à viagem que uma comitiva de Venâncio Aires fará a Brasília nesta segunda-feira, 28. Artus, que está no litoral para acompanhar os festejos de São Sebastião Mártir em Capão da Canoa, irá acompanhado do vice-prefeito Giovane Wickert, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Hélio Lawall, e da assistente social e vereadora Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT).

A comitiva do Município participará do 2º Encontro Nacional com Novos Prefeitos(as) que ocorrerá entre os dias 28 e 30 de janeiro, em Brasília. Wickert lembra que há quatro anos foi realizado o mesmo encontro e afirma que agora, tanto ele quanto Artus, estão mais experientes e que por isso irá uma comitiva um pouco maior. Segundo Wickert, o grupo se dividirá porque a PROGRAMAÇÃO é muito importante e ocorrerão duas programações paralelas com várias palestras e debates, em diferentes horários, de todos os ministérios. Haverá, no mesmo horário, uma palestra na área de projetos para cultura, esportes e num outro auditório, terá alguém falando sobre economia. “Precisamos nos dividir muito bem e passar em todos os setores do governo porque haverá estandes onde ele colocará as equipes de todos o ministérios à disposição dos prefeitos para esclarecerem as dúvidas”, detalha. Wickert acrescenta que também neste momento serão abertos aos novos gestores todos os programas e tudo o que vai acontecer daqui para frente em cada um deles, para que se gaste a energia somente para a direção que o governo está sinalizando. Na verdade, é um treinamento que é feito para os novos gestores. “Vamos concentrar os nossos esforços nisso”.

Wickert lembra que há quatro anos ocorreram muitos encontros com os deputados e senadores, mas que não foram muito produtivos do que será o encontro de agora, haja vista que todos os ministérios vão estar com as estruturas nos locais dos eventos. “Não adianta ir em muitos ministérios que vão estar todos no encontro e também não adianta ir aos gabinetes dos deputados e senadores que estão em recesso. Mas ali já começam os contatos para que agora a gente já amarre a segunda viagem em fevereiro ou março para garantir as emendas”, frisa.

O vice-prefeito reforça que a municipalidade elaborou uma listagem de mais de R$ 15 milhões de recursos para serem buscados com os deputados para os próximos quatro anos, em várias áreas como saúde, agricultura, pavimentações asfálticas, aquisição de máquinas, entre outras. Para isso, o governo municipal espera contar com a colaboração dos 15 vereadores que fazem parte de seis partidos diferentes. Wickert adianta que a municipalidade realizará reuniões individuais com cada bancada e ver o interesse das prioridades listadas para os vereadores ajudarem com seus partidos e estes junto a seus deputados para trazerem estes recursos. “A ida a Brasília é fundamental e abre caminhos para que a gente tenha resultados na segunda ou terceira viagens do ano para amarrar estes recursos em todas as áreas importantes do interior e da cidade”, projeta.

Artus, Lawall e Ana Cláudia retornarão na quarta, porém Wickert na quinta. Ele acentua que ocorrerão encontros paralelos e na segunda-feira, ele irá mais cedo porque às 10h, já tem um encontro de prefeitos e vices do PT de todo o Brasil com o presidente nacional do partido, Rui Falcão, e com a ministra Ideli Salvatti. E na terça-feira à noite, Wickert participará de um encontro dos prefeitos e vices do PT do Rio Grande do Sul, com todos os membros que integram a equipe do Governo Federal e que são gaúchos. “Serão apresentados todos os gaúchos que trabalham com a presidente Dilma Rousseff, e isto possibilita que tenhamos mais alguns canais de influência dos resultados para as obras e os pleitos que temos pela frente”, observa.