Entre os dias 17 e 21 de abril, foi realizada mais uma edição da Feira de Hannover (Hannover Messe), maior evento de tecnologias para a indústria do mundo. Venâncio esteve representado pelo prefeito Jarbas da Rosa, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nelsoir Battisti, e o vice-presidente de Indústria da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), Vilmar de Oliveira.
O trio visitou diversos estandes e, também, a indústria da Mercedes-Benz, fora da feira, na cidade de Bremen. Durante o período, o chefe do Executivo destaca que a rotina foi intensa. Eles acompanharam um grupo guiado em visitas técnicas nas principais empresas das áreas industrial e tecnológica, com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Além disso, ele também ressalta as palestras e as visitas guiadas na feira e nos estandes.
Rotina
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nelsoir Battisti, a rotina começava por volta das 8h, quando o grupo pegava o trem e, após chegar na feira, ficava lá até as 16h. “Bem puxado, por que é tudo longe, são pavilhões gigantescos, do tamanho de uma quadra aqui da nossa cidade. Infelizmente, é impossível ver os quase quatro mil estandes”, enfatiza. Vilmar de Oliveira lembra que a rotina foi intensa, pois era possível escolher quais pavilhões visitar e cada um podia fazer baseado na sua área de interesse. A comitiva também visitou, além de Hannover, as cidades de Berlim e Celle.
Temas
Jarbas da Rosa enfatiza que os principais assuntos abordados durante a visita foram a inteligência artificial na indústria 4.0, sustentabilidade ambiental e descarbonização. “Estes temas foram destaque, onde muitas empresas do mundo vêm trabalhando e será o caminho para impulsionar o desenvolvimento econômico nos próximos anos”, frisa. Algo também comentado por Vilmar de Oliveira, que cita a indústria 4.0 como uma realidade na Alemanha e na Europa, mas que ainda não pode ser inserida na realidade venâncio-airense. “Ainda não temos a infraestrutura, principalmente de internet, então ainda não estamos no mesmo patamar, mas estamos evoluindo”, diz.
Avaliação
A comitiva avalia de forma positiva a participação, a oportunidade de acompanhar as inovações e iniciativas aplicadas na realidade mundial e, também, afirma ter sido um momento importante para prospectar novas parcerias e estreitar relações com empresários e empreendedores que, no futuro, poderão render relações comerciais para o município. “A importância de participar é poder ‘vender’ o município para poder trazer as empresas para cá, mostrar os nossos cursos de capacitação com recursos próprios e que é uma inovação, pois ninguém faz isso. Somos um município com potencial e precisamos mostrar isso”, reitera Battisti.
Oliveira também embasa a importância da participação, para avaliar como está a realidade do município em comparação com o Brasil e o mundo. “Tecnologicamente, estamos próximos, a avaliação da comitiva é muito positiva, fui lá para verificar a cadeia de desenvolvimento e a nossa realidade, e fiquei bem feliz.”
Apresentação do município
• O prefeito Jarbas da Rosa, foi observada, por exemplo, a falta de mão de obra qualificada, o que vai ao encontro dos investimentos municipais, como no caso do Qualifica Venâncio e os cursos de Tecnologia da Informação (TI). “Corrobora com a decisão da Administração em investir em qualificação profissional. A previsão no Brasil, por exemplo, é um deficit de até 800 mil vagas em TI até 2025”, compartilha.
• Battisti pontua sobre a importância de ‘panfletear’ o município, além da importante aproximação com o vice-governador Gabriel Souza (MDB) e o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo. “Eles [Souza e Polo] procuraram empresas para trazer para o estado e estávamos lá, então nos mostramos e podemos colher frutos com isso no futuro. Mostramos as potencialidades de Venâncio para o mundo.”
Tecnologias inovadoras
1 Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nelsoir Battisti, os sistemas de automação são os mais destacáveis. Ele cita que, dentro da fábrica da Mercedes-Benz, são 1,4 mil carros produzidos por dia e nenhum é igual. São diversas personalizações e cerca de 200 itens podem ser alterados.
2 Outro ponto que chamou a atenção do secretário é um drone com compartimento para entrega (foto). “Acredito que veremos em breve aqui, reduzindo assim os acidentes. Inclusive, é difícil ver motos nas ruas e o sistema de transporte público é bem funcional.”
3 Além disso, ele cita uma van sem motorista, que fazia o transporte no local. “A porta se abria em alguns pontos da feira e, com aproximação, ela parava”, comenta.
4 Já o vice-presidente de Indústria da Caciva, Vilmar de Oliveira, destaca um sistema de controle de produção remoto, que pode controlar as máquinas e as produções a longa distância. “Vimos um exemplo sendo utilizado há 500 quilômetros de distância”, completa.