Eram 19h12min de sexta-feira, 1º, quando o novo prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT), chegou à Prefeitura. Para surpresa das cerca de 15 pessoas que esperavam na porta da frente, Jarbas chegou pelos fundos, acompanhado da primeira-dama Janete da Rosa e do ex-prefeito Airton Artus (PDT).
Foi ao acesso frontal e entrou com o pé direito, para, em seguida, se dirigir ao Gabinete do Prefeito, no segundo andar. Pelo caminho, muitos cumprimentos. No espaço, onde permanecerá pelos quatro próximos anos, posou para fotos e, depois, seguiu para a Sala de Reuniões, onde deu posse para os integrantes do primeiro escalão.
Antes disso, Jarbas e a vice, Izaura Landim (MDB) foram empossados em ato realizado na Câmara de Vereadores. A solenidade foi reservada aos eleitos e suas famílias, assessores e alguns integrantes de cúpulas partidárias.
Também na sede do Legislativo, ocorreu a transmissão do cargo de prefeito. O chefe do Executivo de saída, Giovane Wickert, fez discurso desejando sorte à próxima gestão e pediu que as forças políticas, apesar das diferenças, se mantenham unidas pela Capital Nacional do Chimarrão. “Não sei onde estarei escalado, mas a certeza é de que todos jogamos no mesmo time, que é Venâncio Aires”, declarou.
“Volta do povo”, diz Jarbas da Rosa
Em seu pronunciamento, Jarbas da Rosa resgatou sua trajetória de vida, dizendo que, embora seja médico, “é um agricultor que está chegando à Prefeitura”. Também afirmou que os eleitores deram, nas urnas, no dia 15 de novembro, um recado: “Não querem mais a velha política do toma lá dá cá, falsas promessas, sorrisos ou fotos. Querem soluções para os problemas lá na ponta, para a falta de médicos e de remédios. Por isso, eu digo que o dia de hoje marca a volta do povo para a Prefeitura de Venâncio Aires”.
O novo prefeito comentou ainda que vai se dedicar muito à função. “Trabalho, humildade e respeito com o próximo serão marcas do nosso governo. Não somos uma aposta ou aventura, somos realidade”, falou.
O ato de posse de vereadores, prefeito e vice, realizado na Câmara, foi carregado de emoção. Em muitos momentos, foi possível notar políticos e outros participantes às lagrimas.
Uma homenagem apresentada no telão do Plenário Vicente Schuck aos vereadores emocionou os eleitos. Pais, mães, filhos, netos e outros familiares gravaram mensagens aos parlamentares.
Tanto Giovane Wickert quanto Jarbas da Rosa deixaram mensagens de apoio à vereadora reeleita Sandra Wagner (PSB) e sua família. A neta dela, Heloísa, recém-nascida, é prematura e está na UTI Neonatal do Hospital Bruno Born, em Lajeado.
Secretários empossados
• Educação: Émerson Eloi Henrique (PDT)
• Planejamento e Urbanismo: Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT)
• Fazenda: Fabiana Keller (PDT)
• Desenvolvimento Rural: Gilberto dos Santos (MDB)
• Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo: Nelsoir Battisti (PSD)
• Habitação e Desenvolvimento Social: Claidir Kerkhoff (PSL)
• Procuradoria Jurídica: Gisele Spies Chitolina (PDT)