A chegada do último mês do ano era o momento de contagem regressiva para o período de férias e despedida da convivência com professores e colegas. Neste ano atípico, no qual a maioria do ensino foi feito de forma remota, a realidade do fim do ano letivo também é diferenciada.
Na rede municipal de Venâncio Aires, a secretária de Educação Alice Theis afirma que o fim do período de aulas será no dia 15 de janeiro. Depois disso, de 21 de janeiro a 19 de fevereiro é o período de férias dos professores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef). Com 15 dias de aulas presenciais em março, no início da pandemia de coronavírus no Brasil, estudantes e professores tiveram as atividades suspensas. Em maio, começaram as aulas remotas, com atividades online e entrega de materiais impressos para alunos que não têm acesso à internet.
Os estudantes que não cumpriram as atividades propostas terão o período de 4 a 15 de janeiro para o desenvolvimento de exercícios de recuperação propostos pelos professores. O início do ano letivo de 2021 deve ser definido pela nova equipe da Administração Municipal, que assume no dia 1º janeiro.
Na rede estadual, o calendário do ano letivo de 2020 prevê a data de término em 8 de janeiro de 2021. Responsável pela 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura afirma que cada escola precisa fechar a carga horária de componentes curriculares e dias letivos. Com isso, pode acontecer de alguma escola não conseguir encerrar nesta dia. “A grande maioria das escolas deve encerrar nesta data, mas algumas vão estender alguns dias, no máximo até 16 de janeiro, depende de cada instituição escolar”, explica. O ano letivo de 2021 tem data provável de início no dia 8 de março, mas sem confirmação neste momento.
Sobre os critérios de avaliação em um ano com aulas remotas quase que em totalidade, o coordenador explica que ainda é cedo para falar sobre definições de reprovação ou não dos estudantes. “Estamos debatendo muito a questão com os professores, acredito que teremos alguns alunos no final do ano letivo de 2020 que levarão algumas habilidades que não tiveram aprendizagem significativa para o próximo ano e outros não”, defende.
Pinho de Moura ressalta que além de aprovação e reprovação, é importante tratar sobre habilidades. Ele ressalta que neste ano se teve uma matriz curricular específica no período, levando em conta a pandemia. “Para 2021 vamos debater como vai se dar o processo. Estamos com um documento orientador analisando como vai se dar a expressão dos resultados”, diz. Nos próximos dias, a Secretaria Estadual de Educação deve divulgar como se dará o alinhamento de trabalho para o próximo ano.
No Instituto Federal Sul-riograndense (IFSul) Venâncio Aires, o encerramento do primeiro trimestre do ano letivo de 2020 será encerrado no dia 18 de dezembro. Segundo o diretor, Cristian Oliveira da Conceição, o campus ficou sete meses sem atividade letiva. “Os projetos seguiram, assim como os cursos a distância”, diz. Entre os dias 21 de dezembro a 15 de janeiro será feito um recesso para os estudantes e maioria de professores e funcionários.
Na segunda quinzena de janeiro retornam com as atividades remotas e, em fevereiro, devem ser retomadas aulas presenciais com previsão de encerramento previsto para junho do próximo ano. “O ano letivo de 2021 deve terminar em fevereiro de 2022 e dali em diante deve normalizar os períodos”, considera.
Rede particular
– No Colégio Professor José de Oliveira Castilhos, o ano letivo encerrou nesta sexta-feira, 4. A última semana foi destinada para as recuperações. Nos dias 7 a 9 será feita a entrega das avaliações para os pais. Já no dia 14 começa a programação do projeto de férias. O diretor da escola, Jair Freitag, observa que as recuperações dos conteúdos que não foram totalmente absorvidos pelos estudantes foram feitas conforme cada etapa de conteúdo. “Nós utilizamos a plataforma Plural para o ensino a distância. Avaliamos de forma muito positiva e proveitosa, com vários recursos para o ensino”. O ano letivo de 2021 deve começar no dia 22 de fevereiro.
– No Colégio Gaspar da Silveira Martins, o encerramento das aulas será no dia 18 de dezembro. O período de recuperação e reavaliação será nos dias 4 a 15 de janeiro de 2021. Diretor da escola, Tiago Becker comenta que para o próximo ano estão previstos encontros para reforço no turno oposto das aulas para a recuperação de conteúdos deste ano. “A oferta será para alunos que ficaram com dificuldades e não terá custo extra na mensalidade”, diz. O início do ano letivo de 2021 será no dia 22 de fevereiro.
– O ano letivo do Colégio Bom Jesus segue até o dia 8 de janeiro. A escola trabalha de forma híbrida, com atividades presenciais e on-line ao mesmo tempo. A diretora, Inês Schwertner, afirma que o educandário estipulou uma nova forma de avaliação neste ano. “Nós abolimos a questão de bimestre e trimestre e adotamos uma avaliação anual. Vários instrumentos são utilizados e o aluno deve atingir um número de pontos”, afirma. Ela ressalta que em cada instrumento aplicado existe a chamada recuperação em processo. Além disso, o aluno que não atingiu a média 6, terá a possibilidade de fazer uma recuperação final. Ao longo do ano, a equipe de educadores realizou avaliações para projetar o plano curricular e definir quais critérios precisam ser abordados novamente. “O que não foi atingido pela maioria dos alunos será retomado do ano que vem”, acrescenta. O ano letivo de 2021 começa no dia 8 de fevereiro.