Das 9h ao meio-dia deste sábado, 10, a Associação Médica de Venâncio Aires (Amva) com o apoio da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), realizaram, em frente ao Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), uma feira de saúde.
Durante a atividade, estudantes do curso técnico em Enfermagem da Unisc Venâncio Aires, sob a orientação dos professores, realizaram diversos exames e testes rápidos, além de verificação da pressão arterial, da comunidade presente.
Profissionais de saúde, como médicos e enfermeiros, também aproveitaram a feira para ralizar uma campanha que busca apoiar a doação de órgãos, utilizando o momento para esclarecer dúvidas e mitos a respeito do assunto. Além disso, pessoas que tivessem interesse podiam assistir a um vídeo, de pouco mais de um minuto, que tinha como objetivo fazer uma reflexão sobre sobre a quantidade de pessoas que estão aguardando para receber um transplante.
Moradores de Farroupilha, o casal Cristina Lappe e Ronaldo Martins Rodrigues, aproveitaram o passeio a Venâncio Aires para participar da feira. Acompanhados da mãe de Cristina, Maria Elila Lappe, que reside na Capital Nacional do Chimarrão, e da sobrinha Vicktória Lappe, eles relataram que a ação foi importante para sanar dúvidas e trazer conhecimento. Cristina também comenta que a doação de órgãos é muito importante, pois ajuda a prolongar a vida de alguém. “A felicidade em receber, é a mesma em poder doar”, destaca.
Médico no HSSM, Guilherme Fürst, também esteve presente na feira de saúde, acompanhado do filho Davi Weber Fürst de 4 anos. Ele salienta que a doação é muito importante e ainda observa que a fila de espera para o transplante é muito grande.
A feira em números
Foram realizados:
106 de HIV; 106 de hepatite C e 106 de sífilis
202 testes de glicemia (glicose)
160 verificações de pressão arterial
150 preservativos distribuídos
Mais de 70 pessoas assistiram ao vídeo sobre a doação de órgãos