Pastor Jair (à direita) vai auxiliar o jovem durante a formação na Capital do Chimarrão. (Foto: Bruna Stumm/Folha do Mate)
Pastor Jair (à direita) vai auxiliar o jovem durante a formação na Capital do Chimarrão. (Foto: Bruna Stumm/Folha do Mate)

A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana do Brasil recebeu, neste mês, o jovem Rony Marcos Adami, de 26 anos. Natural de Laranja da Terra, no estado do Espírito Santo, ele ficará em Venâncio Aires pelo período de 17 meses – até o mês de janeiro de 2024 – se preparando para o pastorado.

O capixaba iniciou a trajetória na Teologia em 2015, na Escola Superior de Teologia (EST), em São Leopoldo, e concluiu em abril de 2021. “Eu vim do Espírito Santo para estudar em São Leopoldo, por ser uma faculdade tradicional e uma das mais antigas na área”, explica. Agora, se prepara para se tornar pastor e assumir uma paróquia após esse período no município. Na igreja, fará a observação de cultos e celebrações, bem como será o responsável por alguns deles em determinadas oportunidades.

De acordo com o pastor Jair Holzschuh, que será o mentor do jovem, este período será essencial para que haja novos aprendizados e aprimoramentos de tudo que Adami absorveu ao longo da formação. “Essa é a oportunidade de ele melhorar antes de ser designado para uma paróquia. E aprenderá muito, não só conosco, mas com a comunidade também”, afirma.

Depois de concluir esta etapa, o ‘candidato a pastor’, como pode ser denominado, será enviado para uma paróquia escolhida pela própria igreja luterana, onde ficará por três anos. Após, poderá escolher, de acordo com a disponibilidade das paróquias, o lugar onde deseja atuar.

“As pessoas daqui são muito receptivas. Elas conversam, interagem, e a cidade é realmente muito bonita.”

RONY MARCOS ADAMI

‘Candidato a pastor’