A mobilização para combater o mosquito Aedes aegypti segue movimentando a comunidade venâncio-airense. Ontem, o bairro Macedo recebeu a visita das agentes de endemias e saúde. Hoje, é a vez dos moradores do bairro Bela Vista abrir as portas para a equipe realizar a vistoria nas residências, das 8h às 16h.
Somente ontem, foram vistoriados 424 imóveis e encontrados dez pontos com larvas, mas como explica a enfermeira coordenadora dos agentes comunitários de saúde, Márcia Luft, alguns foram eliminados direto na terra, tirando a água do recipiente onde foram encontradas. “Os casos que não são possíveis eliminar, são encaminhados para os agentes de endemias analisarem”, esclarece.
Além disso, parte dos imóveis do bairro Macedo já havia sido visitada, após o foco positivo do mosquito encontrado na última semana. Foram 170 casas num raio de 300 metros. Hoje, o bairro terá ao longo de sua extensão cinco contêineres para depósito de pneus, plásticos e garrafas (vidro e plástico), das 8h às 15h.
No bairro Bela Vista a meta é vistoriais 580 residências hoje. O recolhimento dos materiais será feito amanhã, das 8h às 15h.
Em 2016, em Venâncio, foram encontrados dois focos do mosquito Aedes aegypti, nos bairros Morsch e Macedo.
A preocupação maior na região, segundo a coordenadoria, está em Santa Cruz do Sul. Somente este ano foram registrados mais de 20 focos de larvas do Aedes Aegypti.
Duas suspeitas de Dengue aguardam resultado em Venâncio
Fique atento
Os locais que são pontos estratégicos da equipe de endemias de Venâncio Aires não serão visitados neste período de varredura, conforme orientação da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde. A prioridade neste momento são as visitas nas residências.