A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atendimento de Doenças Infecciosas de Venâncio Aires (Cadi), com o apoio do Rotary Club Venâncio Aires, realiza nesta sexta-feira, 27, uma ação para a realização de testes rápidos para o diagnóstico das hepatites virais (B e C). A atividade ocorre na Travessa São Sebastião Mártir, das 8h30min às 15h. 

De acordo com a enfermeira e coordenadora do Cadi, Solange Sehn, o teste dura de 10 a 15 minutos e consiste na coleta de gotas de sangue do dedo da mão. O resultado é disponibilizado logo após a realização e caso seja positivo, são realizados outros exames e o paciente é encaminhado para o tratamento. 

Foto: Taís Fortes / Arquivo FMNo ano passado, 343 pessoas realizaram o teste: 138 para detectar a hepatite B e 205 para o diagnóstico da hepatite C
No ano passado, 343 pessoas realizaram o teste: 138 para detectar a hepatite B e 205 para o diagnóstico da hepatite C

Solange ainda destaca que as pessoas acima de 40 anos que nunca fizeram o teste são prioridade. Além disso, um ofício encaminhado pela 13ª Coordenadoria Regional de Saúde ao Município orienta que pessoas submetidas a transfusão antes de 1993; pessoas submetidas a procedimentos cirúrgicos, dentários, injeções nas décadas de 70 e 80 (com mais de 40 anos); pessoas com tatuagem e percings; comunicantes sexuais e domiciliares de portadores de vírus B e C da hepatite; usuário de drogas; risco sexual; privados de liberdade; infecção de HIV; nefropatia crônica ou em diálise; e trabalhadores da área da saúde também façam o exame. 

Até o dia 31 deste mês está em desenvolvimento a campanha Julho Amarelo. A iniciativa, que ocorre em todo o país, busca alertar e conscientizar sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das hepatites virais. Em Venâncio, além da ação desta sexta-feira, os Postos de Saúde e Estratégias Saúde da Família (ESFs) do município, desde que a campanha se iniciou no dia 16, estão intensificando a realização de destes rápidos para o diagnóstico das hepatites B e C, buscando atender quem nunca fez o exame. 

LEIA MAIS: Julho Amarelo: campanha para alertar sobre as hepatites virais