Amanhã, a comunidade São Miguel de Santa Emília, ligada à Paróquia Santa Inês de Mato Leitão, estará comemorando os 100 anos do lançamento da pedra angular para a construção da atual capela. Os festejos contarão com a presença do bispo diocesano Dom Aloísio Alberto Dilli, que presidirá programada para as 9h, juntamente com o pároco Carlos André Müller.
Com base no livro intitulado ´Colônia de Santa Emília`, de autoria do pesquisador Cláudio Carlos Fröhlich, o casal Roque e Laura Finkler, está preparando um pequeno histórico da comunidade, que se inicia com a chegada dos pioneiros alemães, no ano de 1860, e que será apresentado durante a missa festiva deste domingo.
Conforme consta no livro tombo da Paróquia São Sebastião Mártir de Venâncio Aires, no mês de janeiro do ano de 1876, ocorreu a bênção da pedra angular da primeira capela, quando os pioneiros de São Miguel já haviam festejado o seu primeiro ´kerb`. A igreja onde existia o ´barracão dos imigrantes` foi a primeira de Venâncio Aires.
Ainda conforme a história, a Sociedade da Colônia de Santa Emília foi fundada em 1860 pelos irmãos Henrique e Antônio Batista da Silva. No ano de 1865, chegaram os primeiros moradores de origem germânica. Onde hoje está construída a capela de São Miguel, lá se localizava o ´barracão dos imigrantes`. Os pioneiros fundaram a comunidade São Miguel e eles vieram com o intuito de construir a sua comunidade. “Com isto, construíram o barracão e a primeira intenção do grupo foi ter o seu local de encontro, de oração e a sua capela”, frisa Finkler.
ENCONTRO
“Reencontrar pessoas que fazem parte da nossa história, relembrar a infância, rever amigos, colegas, compartilhar alegrias. Teremos o IV Encontro de Famílias, encontro marcante para o qual todos estão convidados. Você é nosso convidado! Venha!”, salienta a professora Laura Finkler.
Saiba mais
27/6/1919conforme o histórico, neste dia foi nomeada a comissão para a construção da nova capela de São Miguel.
20/8/1921o histórico conta que neste dia se iniciaram as escavações para a construção da nova capela.
20/5/1875ainda segundo o histórico, nesta data foi celebrada a primeira missa pelo padre Jesuíta Guilherme Ley.
25/9/1921neste dia foi inaugurada a atual capela de São Miguel. A comunidade está pensando em festejar a data do centenário de inauguração.
Programação
9h – Missa festiva11h30min – Almoço no ginásio de esportes de Linha Duvidosa – o valor do cartão será de R$ 20À tarde, reunião dançante com animação do Musical Livres EstaçãoBolãozinho de mesaSorteio dos prêmios da ação entre amigosTenda do tudo premiado