Com informações de Claudio Froemming.
Na tarde de ontem, o Promotor Público João Beltrame que está atendendo General Câmara provisoriamente, esteve no gabinete do prefeito Ricardo Azeredo, para informar e sugerir a suspensão do concurso público, que seria realizado no próximo fim de semana com provas no sábado e domingo.
Conforme Beltrame, na sexta-feira, dia 3, chegou até ele uma denúncia de um morador de Vale Verde, alegando que haveria irregularidades na realização do certame, por parte da empresa Acesse Concursos, que é quem venceu a licitação e assinou o contrato de realização das provas. Sendo assim o promotor deu encaminhamento à denúncia e entrou em contato com colegas de Santa Catarina, já que a empresa tem sede neste Estado. Então foi confirmado que um dos sócios, o qual tem a maior participação na empresa, foi preso por realizar fraudes em concursos públicos. “Além disso, outros fatos criminosos também pesam sobre o proprietário da empresa”, destacou Beltrame.Disse também que o prefeito ficou surpreso e chocado com a notícia, e que atendeu imediatamente à sugestão de suspender o concurso, tendo em vista este fato. “é bom ressaltar que nós não temos nenhum indicativo que tenha havido envolvimento de agentes da prefeitura municipal na fraude”, afirmou o promotor.
Não há nenhum indicativo que tenha havido envolvimento de agentes da prefeitura municipal na fraude”João Beltrame – Promotor
Destacou que a empresa tinha como alvo os próprios candidatos, onde seduzia alguns a pagar valores entre R$ 5 a R$ 10 mil por vaga. Sendo assim a prefeitura suspendeu o certame e irá devolver as taxas de inscrições dos aproximadamente 800 candidatos inscritos nos próximos dias. A forma do reembolso ainda será divulgada pela Prefeitura.Beltrame concluiu dizendo que na próxima segunda-feira irá receber a documentação sobre a empresa em questão, e que dará o devido encaminhamento. A prefeitura ainda está avaliando a questão, se realiza nova licitação para contratação de outra empresa para realizar o certame ou se desiste de promover o concurso neste ano.