O período é de alerta para os casos de dengue. Apesar de o momento também ser de conscientização no uso da água, devido à estiagem, quem tem piscina em casa não pode deixar os cuidados de lado. Para manter a piscina limpa há diversos produtos que podem ser adquiridos e técnicas de limpeza que podem ser adotadas para garantir um veraneio seguro.
A funcionária da empresa Vanderlei Piscinas, Silvana Macedo, destaca que é muito importante manter a água limpa regularmente e em movimento, para que o mosquito não se prolifere. “São os fatores mais importantes para não ter problema com o mosquito. Além disso é preciso ter conscientização da população, pois também não se pode colocar água fora. Mantenha a água que já está dentro da piscina, seja ela de fibra ou de plástico”, observa.
Para o coordenador da Vigilância Sanitária e Ambiental de Venâncio Aires, Gabriel Alves, é importante que a população se conscientize e cuide dos locais que possa ter água parada. “O cloro, tanto em piscinas de fibra quanto de plástico, auxilia para que o mosquito não consiga se criar. Além de que não se deve deixar outros resíduos que possam gerar acúmulo de água. E no inverno, a água das piscinas também precisa ser tratada”, destaca.
O coordenador afirma que a Vigilância também intensificou o acompanhamento de locais que possam ser proliferadores do mosquito da dengue. “A equipe já está em alerta, pois já houve um caso positivo em Venâncio Aires e outro está em análise. É preciso que haja cuidado da população”, salienta.
Orientações para manter as piscinas limpas
- Faça uma análise da água da piscina e corrija os parâmetros (alcalinidade e PH);
- Mantenha a água limpa e em movimento;
- Tenha o filtro da piscina limpo;
- Piscinas de plásticos e SPAs devem ser tratadas e limpas;
- Utilize cloro na piscina pelo menos três vezes na semana;
- Caso utilize lona para fechar a piscina, quando chover, retire a água que fica acumulada, bem como deixe a piscina aberta em algum momento para movimentar a água;
- Cuide com a tampa e a ‘casa de máquina’ – onde fica o motor e o filtro da piscina. É preciso cuidar para que não acumule água dentro do recipiente. E, se houver, é necessário tirar.
Fonte: Vanderlei Piscinas