Os 10 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) já funcionam com a garantia de custeio do governo federal. O credenciamento da unidade foi publicado ontem no Diário Oficial da União. A habilitação era pleiteada desde março de 2013, quando a UTI foi inaugurada.
O governo do Estado vinha repassando cerca de R$ 200 mil por mês para assegurar as atividades no setor, mas a confirmação do cadastro junto ao Ministério da Saúde era o que faltava para encerrar com qualquer possibilidade de dúvida em relação ao funcionamento.
De Brasília, onde participa de Mobilização Nacional por reajuste do índice do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, festejou a novidade. “Deus ajuda quem cedo madruga. Fui ao Ministério da Saúde na manhã de hoje (ontem) e fiquei sabendo sobre a publicação no Diário Oficial da União”, disse. Ele fez questão de ressaltar o trabalho da Associação Pró-Construção e Manutenção da UTI do Hospital São Sebastião Mártir, que no próximo sábado vai reunir seus integrantes em assembleia geral extraordinária para a extinção de funções e transmissão de patrimônio para o hospital.
De acordo com o Chefe do Executivo Municipal, foram justamente dúvidas sobre como os serviços da UTI seriam mantidos que atrasaram a construção da ala e o início de suas atividades. “O pessoal se perguntava sobre como seria o custeio, de onde viria o dinheiro. Graças a Deus, quando assumi a Prefeitura abracei esta causa junto com minha equipe e comunidade, e hoje estamos comemorando esta grande notícia”, declarou. Artus insistiu na necessidade de evidenciar o trabalho realizado pela associação, cujos membros, segundo ele, batalharam constantemente pela concretização do projeto. “Estão encerrando as suas atividades porque o objetivo foi alcançado, caso contrário, tenho certeza, continuariam trabalhando. O credenciamento é uma homenagem a estes venâncio-airenses”, disse Airton Artus.
Algumas coincidências parecem divinas. No mesmo dia em que saiu no jornal sobre o encerramento das atividades da associação, foi publicada a habilitação, Airton Artus, prefeito municipal
Confira a reportagem completa no flip ou edição impressa de 17/07/2014