A Vigilância Epidemiológica de Venâncio Aires divulgou, nesta manhã, o primeiro caso de óbito por gripe A, no município, neste ano. Um idoso faleceu na semana passada, após complicações em decorrência do subtipo H3N2 da gripe A.  Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM).

De acordo com a enfermeira Carla Lili Müller, da Vigilância Epidemiológica, o paciente havia se vacinado contra a gripe, mas tinha muitas comorbidades, o que aumenta os riscos de complicação da doença. “A vacina ajuda a proteger, mas não imuniza 100%. Quem tem doenças de base e pega o vírus, tem maiores riscos de potencializar essa gripe e isso pode levar um quadro mais complicado”, explica. Entre as comorbidades consideradas fatores de risco para a gripe estão diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares, entre outras.

A profissional lembra que hábitos simples podem ajudar a prevenir o contágio da gripe, como lavar as mãos com frequência, evitar locais com aglomeração de pessoas, deixar os ambientes arejados, e estar hidratado e bem alimentado. 

Até o momento, dois casos gripe A, do subtipo H3N2, foram confirmadas em Venâncio Aires, em 2018. O primeiro caso era de uma paciente jovem, que se recuperou após o tratamento. 

 

Juliana Bencke

Editora de Cadernos

Responsável por coordenar as publicações especiais, considera o jornalismo uma ferramenta de desenvolvimento da comunidade.

Responsável por coordenar as publicações especiais, considera o jornalismo uma ferramenta de desenvolvimento da comunidade.