
A Folha do Mate passa a publicar, partir deste sábado, 8, parte das matérias produzidas para a revista Perfil Socioeconômico 2018, a qual teve como foco o setor primário. O conteúdo, em alguns casos, será ampliado e terá o selo “Inovação que começa no campo” para identificá-lo.
Para começar, apresentamos a relação dos 100 maiores produtores rurais por retorno de ICMS – ano base 2017, em Venâncio Aires. Os dados levam em consideração as informações geradas pelo Bloco de Produtor e a relação foi repassada pela Prefeitura, de acordo com informações da Secretaria Estadual da Fazenda.
AVES EM DESTAQUECom exceção da primeira posição, ocupada pelo Condomínio Suinícola Progresso, do segundo ao quinto do ranking a produção de aves de corte é o fator em comum. No ano passado, segundo a Emater, eram 18 famílias de criadores, um frigorífico e 37 aviários em funcionamento. Entre os produtores está a família Schwingel, que mantém a estrutura em Linha Arroio Grande.
Lauro José Schwingel, 62 anos, aparece em terceiro na lista dos maiores produtores por retorno de ICMS. Ele começou a criação de frangos em 2012, ao lado da esposa Silvani. Hoje, o negócio é capitaneado pelo filho Fernando e a nora Rosilene.
A família tem dois aviários de 2.400 metros quadrados cada, com capacidade para receber até 105 mil frangos da raça Cobb. Integrados à BRF de Lajeado, é a empresa quem fornece os pintos, a ração, os medicamentos e o transporte. A alimentação dos animais, que ficam cerca de 30 dias nos aviários, é toda automatizada. A ração chega até os tratadores através de canos interligados com três silos que ficam ao lado dos galpões.
Para Lauro Schwingel, que já trabalhou com tabaco e milho, a produção de aves de corte foi uma forma de diversificar e é um bom negócio. “A mão de obra não é tão necessária e é uma produção que não depende do clima.”
Futuramente, a família tem o objetivo de aumentar os investimentos e analisa a possibilidade de construir mais um aviário.



 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		