Foto: Mônica da Cruz / DivulgaçãoSandra Wagner é uma das incentivadoras para a retomada das atividades do conselho
Sandra Wagner é uma das incentivadoras para a retomada das atividades do conselho

Com o objetivo de debater e propor medidas e políticas públicas destinadas à combater a violência será relançado em Venâncio Aires o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher. As tratativas estão em andamento há mais de um ano.

O órgão será composto por 12 membros titulares e seus respectivos suplentes. A intenção é apresentar a nova composição no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, em evento na sala de reuniões da Prefeitura. Contará com representantes do Executivo Municipal e de entidades civis e militares.

A vereadora Sandra Wagner (PSB), que iniciou as tratativas em junho do ano passado para recriar o conselho – enquanto esteve como prefeita em exercício – diz que as barreiras burocráticas foram muitas e que isso atrasou a apresentação do novo conselho. Ela destaca que o órgão terá como objetivo incentivar a luta pela defesa dos direitos da mulheres, que são maioria na sociedade, mas ainda amargam desvalorização profissional e, em vários casos, violência dentro de suas casas.

Além disso, antes de relançar o conselho, será visitado o órgão coirmão de Santa Cruz do Sul. Serão conhecidos os projetos e ações que o conselho vizinho já possui. De Venâncio Aires devem participar do encontro a vereadora Sandra Wagner (PSB), a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão Jalila Stahl Böhm Heinemann e a comandante da Brigada Militar, a capitão Michele da Silva Vargas. A reunião estava iniciantemente programada para ocorrer ontem, mas foi remarcada para o dia 19 de fevereiro, às 14h30min.

SOBRE O CONSELHO

O conselho é um órgão público de caráter autônomo, normativo e fiscalizador, e responsável pela interlocução entre a sociedade civil e Prefeitura nas questões relativas aos direitos das mulheres, para garantir o pleno exercício de sua cidadania.