O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado na segunda-feira, 3, será marcado por ações no Centro de Venâncio Aires. A partir das 13h30min, o Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (Comped) promove a Abordagem inclusiva, com participação de representantes de diferentes entidades.

De acordo com o presidente do Comped, Orlei Costa, o objetivo da programação é incentivar que a sociedade se coloque no lugar dos deficientes e desenvolva a empatia. Depois da concentração, na Travessa São Sebastião Mártir, às 14h, deficientes e voluntários vão realizar uma caminhada até a Praça Henrique Bender (Praça Evangélica).

Foto: Kethlin Meurer / Arquivo Folha do MatePessoas que estiverem pelo centro serão convidadas a passar por uma experiência, como atravessar a rua vendado
Pessoas que estiverem pelo centro serão convidadas a passar por uma experiência, como atravessar a rua vendado

Ao longo do percurso, voluntários e profissionais do departamento de Trânsito e de outras secretarias municipais vão abordar pessoas que estiverem pelo centro para convidá-las a passar por uma experiência, como atravessar a rua vendado ou com uma cadeira de rodas. “Será uma abordagem inclusiva. Queremos proporcionar que as pessoas sintam como vivemos, possam conhecer a nossa realidade”, destaca Costa, que é deficiente visual.

Além disso, ele lembra que o objetivo também é dar visibilidade ao assunto e divulgar o trabalho das entidades representativas de pessoas com deficiência. “Ao mesmo tempo, é uma forma de a sociedade ver como pode auxiliar os deficientes, qual a melhor forma de ajudar. Uma das coisas mais comuns é as pessoas quererem pegar a nossa mão para ajudar a atravessar a rua, por falta de conhecimento, o que acaba atrapalhando, porque nos orientamos pela bengala”, exemplifica Costa.

Será um momento para divulgar o trabalho das entidades e de mostrar como a sociedade pode ajudar as pessoas com deficiência, de incentivar que a população tenha empatia com os deficientes.”

ORLEI COSTAPresidente do Comped

O Centro Ocupacional de Deficientes de Venâncio Aires (Codeva), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e a Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência (FCD) devem participar da ação.