Com informações de Rui Borgmann / AI Prefeitura .
Na manhã de ontem, integrantes do Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural (Comder) participaram de um encontro na sala de reuniões da Prefeitura. O objetivo dos conselheiros de várias entidades foi ouvir as manifestações dos agricultores e produtores que possuem agroindústrias locais. A principal discussão foi a legislação quanto à fiscalização da vigilância sanitária do Município.
O prefeito Airton Artus se mostrou receptivo e solicitou a criação de um manifesto por parte dos envolvidos quanto à rigidez por parte do setor de vigilância sanitária. Outra reclamação por parte dos produtores é quanto ao comércio irregular de produtos em supermercados do Município. “Procuramos nos adequar e fazer a coisa certa, mas há locais que vendem produtos que não estão regularizados. é preciso haver uma fiscalização justa”, declarou uma associada.
Uma reunião entre o Comder e equipe da Vigilância Sanitária deve ser agendada para que se busque um consenso na fiscalização das empresas que procuram se legalizar e também para que haja maior rigor quanto aos subterfúgios, ou seja, produtos não legalizados no mercado. “Os fiscais têm autonomia garantida, mas é papel fundamental que haja bom-senso na fiscalização, que deve ser de forma educacional e orientativa”, explicou Artus.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e de Agricultura, Hélio Lawall, conduziu a reunião, que contou ainda com a presença do chefe do escritório regional da Emater de Venâncio Aires, Vicente João Fin, presidente do Sindicato Rural, Ornélio Sausen, e demais conselheiros envolvendo a Prefeitura, STR, Sindicato Rural, Emater, Associação Venâncio-Airense de Apicultores (AVA), Cooprova, entre outras entidades.
PAUTAS DISCUTIDAS NA REUNIãO
– Aprovação do plano de atividades plurianual da Emater 2016-2019.
– Aprovados os pedidos para aquisição de veículos via programa Mais Utilitários,
– Aprovados incentivos financeiros a produtores rurais com verbas através programa Feaper, do Governo do Estado, para comercialização e logística, aquisição de geradores elétricos, incentivo ao acesso à internet no meio rural, incentivos à produção leiteira
– Analisadas declaração de aptidão ao Pronaf
– Inclusão de três famílias no crédito fundiário, com habilitação para receber assistência técnica da Emater
– Aprovação de dois projetos diversificação rural, com a limpeza, reforma e terraplenagem para um açude, que visa à produção de hortaliça; e terraplenagem para construção de aviário que visa à criação de aves de corte.