Pergunte a qualquer mulher sobre o 8 de março: a maioria vai responder que “dia da mulher é todos os dias do ano”. E mesmo que a história estabeleça datas fixas para muita coisa, essa ressalva da lembrança diária se torna ainda mais pertinente quando o assunto é o combate à violência.
Isso também foi destacado nesta sexta-feira, 8, na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, durante a reativação do Conselho Municipal da Defesa dos Direitos da Mulher. O órgão, que estava desativado há dois anos, agora retoma as atividades e conta com conselheiros que representam tanto o poder público quanto entidades civis.
O grupo, formado na maioria por mulheres, é apontado como mais um ‘braço’ no apoio à rede de atendimento à mulher. Ou seja, vai atuar diretamente nas questões ligadas à educação, à saúde, à assistência social e à segurança. Esta última, aliás, foi o tema mais destacado da tarde e pauta de uma palestra com a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Esporte de Porto Alegre, Nádia Gerhard. Segundo a Comandante Nádia, como é conhecida, com um conselho estruturado, somado aos serviços já oferecidos no município, o trabalho será fortalecido. “A mulher precisa se sentir inserida na sociedade, se sentir uma cidadã, de fato. E, para isso, precisa estar protegida. Infelizmente, essa é uma questão que ainda tem que ser pautada. Espero, um dia, que não precisemos mais de setores específicos. Mas enquanto esse dia não chega, precisamos de apoio.”
VIOLÊNCIA
A Comandante Nádia atuou por quase 30 anos na Brigada Militar e foi uma das responsáveis pela implantação da Patrulha Maria da Penha, em 2012. Segundo ela, embora Venâncio já tenha órgãos atuantes no que diz respeito à violência doméstica, os índices podem subir. “Esse aumento é porque ficará mais transparente. Mas não se assustem, porque a demanda surge quando também surge o serviço. Isso é em todos os setores.”
Em Venâncio Aires, a Patrulha Maria da Penha existe desde 2014. Conforme a capitão Michele Vargas, uma das integrantes do conselho, só em 2018 foram 220 fiscalizações de medidas protetivas. “Isso é muito para uma cidade como Venâncio. Por isso da importância do conselho. É somar à assistência social, ao Conselho Tutelar, ao trabalho da Brigada Militar e da Delegacia.”
MOTIVAÇÕES
A secretária de Planejamento e Urbanismo de Venâncio, Jalila Stahl Heinemann, também integra o conselho. Ao encontro do assunto destacado, ela disse que a preocupação com os índices de violência doméstica foi uma das motivações. “A capitã Michele foi uma das incentivadoras para a reativação do conselho. A violência está associada a muitos setores, como saúde, educação e o social. Não temos como desvincular uma coisa da outra.”
Nubia Fengler, também conselheira e que atua no Gabinete da Primeira Dama, disse que o órgão, atrelado à Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social, recebe diariamente mulheres atrás de informações. “Se percebe que muitas estão desorientadas. Elas procuram um amparo e chegam preocupadas com os filhos. O conselho vai ajudar muito. Conseguiremos atuar diretamente nas escolas também, na orientação às meninas, pensando na prevenção. “
Ainda no mês de março, deve ocorrer uma reunião para definir a presidência do Conselho Municipal da Defesa dos Direitos da Mulher. O grupo é composto por 14 entidades, sendo que cada uma tem conselheiro e suplente.
Integrantes do Conselho
Governo Municipal
Gabinete da Primeira-DamaNubia Raquel FenglerCristiane Peiter Wickert
Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento SocialLidiane Pereira FaustoDaiane Führ
Secretaria Municipal de EducaçãoNelci HerdinaJoice de Lourdes Battisti Gassen
Secretaria Municipal de Cultura e EsportesMaria Luiza RochaJanete Markmann
Secretaria Municipal de SaúdeDaiane Toillier RuaroMarina Rippel Kroth
Secretaria Municipal de Planejamento e UrbanismoJalila Stahl Bohm HeinemannConchita Inês Reis
Procuradoria Jurídica MunicipalMarion Janaína KistMarciele Dalavatti de Lima
Sociedade Civil Organizada
Empresa de Assistência Técnica em Extensão (Emater/RS-Ascar)Lissandra RebelattoRodrigo Antunes
Posto de Atendimento à Mulher (PAM)/ Delegacia de PolíciaCassiano Dall OngaroAlexandre Pilz
Movimento dos Afrodescendentes de Venâncio Aires (Alphorria)Ana Lúcia LandimLuciane da Silva Conrad
Hospital São Sebastião MártirElaine Teresinha Ferreira HeisslerAna Paula Bittencourt Pereira
Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)Eliane Maria SulzbacherZarita Lagasse
Brigada MilitarCapitão Michele da Silva VargasTenente Micheli Spellmeier
Defensoria PúblicaLuciana Artus SchneiderRoberta Nozari
Mulheres da ‘melhor idade’ recebem homenagem
Além da reativação do Conselho da Defesa dos Direitos da Mulher, a Câmara de Vereadores também sediou outro evento importante neste 8 de março. A terceira edição do prêmio ‘Mulheres que Inspiram’, foi uma homenagem a representantes de grupos da melhor idade.
A premiação é organizada pelo Gabinete da Primeira-Dama. “Essas mulheres, mulherões de verdade por tudo o que fazem, são especiais nas suas famílias e nas comunidades”, destacou a primeira dama, Cristiane Wickert. Cada uma das homenageadas recebeu um certificado e um troféu.