Construção de hidrelétrica não garante a pavimentação da 130

-

Recentemente, a Certel anunciou que vai transformar a barragem eclusa de Bom Retiro do Sul em uma hidrelétrica e, dessa forma, passar a contar com cinco usinas geradoras de energia limpa. Com a novidade, moradores e usuários da ERS-130 – no trecho de 14 quilômetros entre Cruzeiro do Sul e Venâncio Aires, em Vila Mariante – se encheram de esperança em relação à possibilidade de que a via seja pavimentada.

No entanto, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), responsável pela ERS-130, afirma que para o asfaltamento do trecho seriam necessários recursos do Governo do Estado, já que a autarquia não dispõe de orçamento para as obras. Mesmo que o maquinário que será utilizado na construção da hidrelétrica vá passar por este trajeto para acessar a barragem, não há como garantir a pavimentação do trecho.

Investimentos

Em 2022, a ERS-130 – entre Arroio do Meio e General Câmara – contou com R$ 2 milhões de investimentos para novas obras e reformas. No momento, estão sendo programados serviços voltados à melhoria da trafegabilidade, como encascalhamento drenagem. Os trabalhos devem ter sequência durante todo o primeiro semestre deste ano, desde que haja disponibilidade de recursos. O Daer destaca que o trecho é mantido com serviços de patrolamento realizados periodicamente por administração direta.



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido