Recentemente, a Certel anunciou que vai transformar a barragem eclusa de Bom Retiro do Sul em uma hidrelétrica e, dessa forma, passar a contar com cinco usinas geradoras de energia limpa. Com a novidade, moradores e usuários da ERS-130 – no trecho de 14 quilômetros entre Cruzeiro do Sul e Venâncio Aires, em Vila Mariante – se encheram de esperança em relação à possibilidade de que a via seja pavimentada.
No entanto, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), responsável pela ERS-130, afirma que para o asfaltamento do trecho seriam necessários recursos do Governo do Estado, já que a autarquia não dispõe de orçamento para as obras. Mesmo que o maquinário que será utilizado na construção da hidrelétrica vá passar por este trajeto para acessar a barragem, não há como garantir a pavimentação do trecho.
Investimentos
Em 2022, a ERS-130 – entre Arroio do Meio e General Câmara – contou com R$ 2 milhões de investimentos para novas obras e reformas. No momento, estão sendo programados serviços voltados à melhoria da trafegabilidade, como encascalhamento drenagem. Os trabalhos devem ter sequência durante todo o primeiro semestre deste ano, desde que haja disponibilidade de recursos. O Daer destaca que o trecho é mantido com serviços de patrolamento realizados periodicamente por administração direta.