Rio Grande do Sul - A votação da Consulta Popular (CP) 2025 foi prorrogada até as 17h de domingo, Dia das Crianças, 12. A decisão visa ampliar o tempo disponível para que a população gaúcha participe do processo de definição das prioridades regionais que irão compor o orçamento estadual de 2026. A escolha é realizada de forma online, pelo site www.consultapopular.rs.gov.br, ou pelo WhatsApp (51) 3210-3260, enviando voto para com o número do título de eleitor. Caso não tenha o documento em mãos, o sistema disponibiliza um link direto para consulta no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Até o meio-dia de quinta-feira, 9.858 eleitores votaram, conforme parcial divulgada pelo Conselho de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardio (Corede-VRP). Dos 23 municípios apenas não alcançaram índice mínimo, Arroio do Tigre, General Câmara, Ibarama, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul e Sobradinho. As prévias são extra-oficiais, pois é necessário cruzar votos do site, WhatsApp e, em alguns casos, os provenientes de coletas offline.
A Consulta Popular é coordenada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), em parceria com os Coredes. Em 2025, o programa destina R$ 60 milhões para aplicação nas demandas selecionadas. Para os 23 municípios do Vale do Rio Pardo e Centro-Serra serão repassados pouco mais de R$ 2,2 milhões.
Criada em 1998, a Consulta Popular permite que a população indique diretamente onde deseja que parte do orçamento estadual seja aplicada. A atual edição contou com mais de 1.300 propostas recebidas e envolveu todas as regiões do Rio Grande do Sul em encontros presenciais nas etapas de escuta e deliberação.
(Fonte: Ascom/SPGG)
Prioridades da microrregião
- Mato Leitão: item 2 – Turismo: sinalização turística do Vale do Rio Pardo;
- Venâncio Aires e Passo do Sobrado: item 3 – Desenvolvimento Rural: fortalecimento da agricultura familiar para a comercialização de produtos das agroindústrias familiares;
- Vale Verde: item 5 – Meio Ambiente: implantação de rede de abastecimento de água em comunidade rural.