As prefeituras interessadas em investir em educação precisam aderir ao Plano de Ações Articuladas (PAR) do Ministério da Educação, que chega a sua terceira edição com validade até 2019. Orientações para a correta adesão dos municípios foram repassadas pelo consultor educacional Darci Bueno da Silva, da Consultoria Bueno da cidade de Não-Me-Toque.
A capacitação reuniu representantes dos municípios de Mato Leitão, Pouso Novo, Rio Pardo, Vale Verde, Passo do Sobrado, Gramado Xavier e Imigrante. Maico Juarez Berghahn, que presta serviços na área de Projetos para Mato Leitão, organizou a capacitação nesta quarta-feira, 18, na sede da Câmara de Vereadores, da Cidade das Orquídeas. Darci Bueno reforçou que a captação de recursos junto ao governo federal para investimentos na educação passa pelo Plano de Ações Articuladas (PAR).
O primeiro procedimento envolve a elaboração do diagnóstico da realidade municipal no setor. Através do PAR as prefeituras podem garantir verbas para construção e ampliação de escolas, equipamentos, material de informática e até compra de ônibus para o transporte de alunos. O PAR é uma ferramenta de planejamento da política educacional. Integra o Plano de Desenvolvimento da Educação.