A partir da próxima semana, todas as escolas de Venâncio Aires, sejam particulares, estaduais ou municipais, já terão iniciado o ano letivo.A ansiedade para retornar as aulas está presente no sorriso de Brenda Marques dos Santos, 9 anos.
Há uma semana, os materiais escolares já estão comprados para esperar o início do ano letivo. Ela fez questão de acompanhar os pais, Fábio dos Santos Machado e Cristiane Marques da Silveira, para escolher os cadernos, lápis de cor e os acessórios que seriam necessários para o decorrer do ano.
A estudante se prepara para rever colegas e professores, ao ingressar no 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Odila Rosa Scherer. “Estou curiosa para conhecer os meus colegas e se tem alguma professora nova na escola”, afirma. Além de rever os amigos, Brenda quer saber se houve alguma mudança na estrutura da escola durante as férias. “Sempre tem alguma novidade”, sorri.
ESCOLASDas 21 escolas estaduais, apenas duas não vão começar o período na próxima quarta-feira, 20. As escolas de Ensino Fundamental 11 de Maio, do bairro Coronel Brito, e Santa Isabel, de Linha Isabel, retornam na quinta-feira, 21. A reportagem da Folha do Mate não conseguiu contato para confirmar a data de início das aulas com as escolas Miguel Macedo de Campos, de Linha Marechal Floriano e Pedro Beno Bohn, de Vila Arlindo. Porém, a orientação da Secretaria Estadual de Educação é de começo do ano letivo no dia 20 de fevereiro.
Também retornam neste mesmo dia os estudantes das escolas municipais. Já os professores têm atividade já na segunda e terça-feira, 18 e 19, em capacitação sobre a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O encontro será realizado na Escola Odila da Rosa Scherer. Já na quarta-feira, 20, as equipes se reúnem nas escolas para o planejamento do ano letivo.
O primeiro educandário a retornar às aulas foi o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) no dia 6 de fevereiro. Já o Colégio Bom Jesus deu início ao ano letivo na segunda-feira, 11. Na próxima segunda, 18, têm início as aulas no Colégio Gaspar Silveira Martins e Colégio José de Oliveira Castilhos.
RETORNO
18 de fevereiro – Colégio Gaspar Silveira Martins e Colégio Professor José de Oliveira Castilhos.20 de fevereiro – Escolas da rede estadual21 de fevereiro – Escolas da rede municipal