A Odontologia vem, através dos anos, sofrendo significativas modificações. Os avanços tecnológicos possibilitam atendimentos complexos que facilitam a reabilitação bucal, trazendo conforto aos pacientes e melhorando não só sua capacidade funcional, mas, também, aumentando sua autoestima através de procedimentos estéticos.

No Brasil há o maior número de cursos de Odontologia do mundo, o que resulta numa excessiva formação de profissionais na área. Segundo o Presidente da Uniodonto Vales do Taquari e Rio Pardo, Ditmar Ary Kühn, hoje existe, aproximadamente, um profissional para cada 800 habitantes. E isso, para ele, faz com que a profissão fique um pouco prejudicada, já que muitas instituições de ensino estão formando jovens com baixa qualificação, necessitando buscar mais conhecimentos através dos cursos de Pós-Graduação.

Foto: Divulgação / Folha do MateDitmar Ary Kühn, Matheus Farias Vogt e Anelise Moraes representaram a Uniodonto Vales do Taquari e Rio Pardo na XXVI Convenção Nacional Uniodonto - Cenários e Tendências.
Ditmar Ary Kühn, Matheus Farias Vogt e Anelise Moraes representaram a Uniodonto Vales do Taquari e Rio Pardo na XXVI Convenção Nacional Uniodonto – Cenários e Tendências.

Neste sentido, Kühn explica que as cooperativas, mesmo não dispondo da mesma capacidade financeira das grandes corporações, buscam, através do gerenciamento eficaz, dar condições de trabalho mais dignas para seus cooperados. No entanto, conforme ele explica, há uma necessidade de informação e educação cooperativa para aumentar a participação e envolvimento dos cooperados com suas cooperativas.

De acordo com Kühn, administrar uma cooperativa odontológica é enfrentar a concorrência de grandes empresas. “Somente com qualidade superior de seus serviços e um excelente quadro de profissionais, é que conseguimos nos manter no mercado e ainda liderar as pesquisas de satisfação em nossa região.”

SAIBA MAISDitmar Ary Kühn explica que na cooperativa, a gestão é compartilhada: os cooperados participam das decisões através de conselhos e assembleias. Além disso, existe a formação cooperativa, em que o cooperado é educado para praticar os princípios baseados na ética e no comprometimento.

De forma prática, uma cooperativa como a Uniodonto proporciona ao cirurgião-dentista formas para atender as demandas do mercado. “Individualmente, fica mais difícil firmar contratos com empresas que atuam em nível regional ou nacional. Pelo fato da cooperativa ter capacidade de negócios mais ampla, consegue-se conquistar novos clientes para os cooperados”, explica Kühn.