Durante a semana passada, a Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova) deu sequência ao projeto Feijão Cooprova, quando foram envasados mais 1.456 quilos do cereal, na Cooperativa de Produtores Familiares de Boqueirão do Leão, que tem o sistema completo de envasamento, o que compreende uma máquina de peneiramento, polimento, pré-limpeza, classificação e embaladora.
O extensionista rural do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Alex Davi Gregory, acompanhou o envase das duas remessas de feijão e lembra que o referido projeto foi lançado em setembro de 2018, quando foram envasados 350 quilos. “Aquela remessa serviu mais como forma de testes da envasadora e para regulagem da bobina e agora foi efetuado o sistema completo que consistiu na pré-limpeza, polimento, classificação com posterior envase”, frisa. Gregory acrescenta que o envase da primeira remessa era a quantidade de cinco produtores que estava estocada.
Dos 1.456 quilos envasados na semana passada, segundo Gregory, 900 quilos foram entregues na manhã da terça-feira, 5, para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), desenvolvido pela Prefeitura de Canoas. Este feijão envasado ainda é da safra passada e, como os cinco associados já colheram feijão novo, este será envasado e comercializado a partir do final de fevereiro nas feiras desenvolvidas pela Cooprova. A estimativa é de que sejam envasados nesta remessa, de três a quatro toneladas. Porém, este volume poderá ser superior pois os produtores ainda não colheram todo o feijão da primeira safra.
Além das feiras, Gregory confirma que uma parte do cereal será entregue ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e, dependendo da demanda, poderá também ser comercializado no PAA municipal. “Há, ainda, a possibilidade de fornecer para o PAA da prefeitura de Lajeado, que mostrou interesse e que tem falta do produto”, destaca.
1.826 quilosfoi o total de feijão envasado com a marca Cooprova nos meses de dezembro 2018 e janeiro 2019.
4 hectaresé a área ocupada pelo feijão que é embalado pela Cooprova.