A alimentação saudável é algo que se busca com frequência nas escolas municipais de Venâncio Aires. Por meio dos produtos da Cooperativa dos Produtores Rurais de Venâncio Aires (Cooprova), são realizadas entregas semanais para garantir frutas e verduras da merenda escolar.
Um dos responsáveis pela entrega é Marnei Rubens Becker, 48 anos. Torneiro mecânico, trabalhou por quase 20 anos na profissão. Há 12 anos, passou a se dedicar, junto da esposa, Lisiane Inês Becker, à agroindústria Bolachas Tia Leci, empreendimento familiar com mais de três décadas de tradição.
Também presidente da Cooprova, Marnei assumiu a responsabilidade das entregas dos itens que vão para as escolas em 2017. Todas as segundas-feiras a rotina começa cedo para carregar o caminhão e realizar as entregas nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e de Educação Infantil (Emeis) da cidade. O motorista Delmar Coutinho faz o transporte dos itens para as escolas estaduais e um motorista cedido pela Prefeitura realiza as entregas dos educandários do interior. Quem também auxilia nas entregas é a vice-presidente da entidade, Mônica Moraes.
Vivência
Entre as características da atuação como motorista, Marnei salienta a necessidade de cuidado redobrado com o trânsito, devido ao grande fluxo de veículos nas redondezas de escolas. “Nós já evitamos os horários de movimentação maior. Posso dizer que aprendi a ter muita paciência com esse trabalho”, comenta.
Morador de Linha Madalena, no interior do município, o motorista cita que o contato com as crianças é o mais satisfatório da profissão. “É muito legal, elas sempre nos cumprimentam, têm curiosidade. Os pequenos gostam muito de banana, é só chegar que eles perguntam se tem. É muito gratificante”, complementa.
Além das escolas, Marnei também realiza entregas esporádicas no quartel do Exército Brasileiro, em Santa Cruz do Sul, e na Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva). “Vemos várias realidades diferentes na mesma profissão”, observa.