COP tabaco
A última edição da COP do Tabaco em Genebra, na Suíça, foi realizada em 2018 (Foto: Letícia Wacholz)

Nas próximas duas semanas, mais de 1,4 mil delegados estarão reunidos em Genebra, na Suíça, para participarem da agenda de dois tratados internacionais de saúde pública que tratam sobre o tabaco. De segunda-feira, 17, até sábado, 22, ocorre a 11ª Conferência das Partes (COP 11) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT). Na sequência, de 24 a 26 de novembro, será realizada a 4ª Reunião das Partes (MOP 4) do Protocolo para Eliminar o Comércio Ilícito de Produtos de Tabaco. Os dois eventos da Organização Mundial da Saúde (OMS) irão reunir representantes de governos, organismos internacionais e entidades da sociedade civil para debater ações de combate ao tabagismo.

Conforme divulgado à imprensa nesta quinta-feira, 13, o combate ao consumo de nicotina, especialmente entre os jovens, os impactos do tabaco no meio ambiente e o crescente comércio ilícito de produtos derivados do tabaco estarão entre os destaques da pauta. Segundo Andrew Black, chefe interino do Secretariado da CQCT da OMS, os encontros são estratégicos para avaliar e fortalecer a implementação dos tratados. “Essas eventos reunirão o mundo para dinamizar a cooperação internacional e fomentar a vontade política para enfrentar a epidemia global do tabaco, que causa mais de 7 milhões de mortes a cada ano”, pontuou.

Conforme divulgado pela assessoria de imprensa, a ampla disponibilidade e a intensa promoção de cigarros eletrônicos e outros produtos de nicotina, bem como, as ações que os governos podem adotar, especialmente para proteger as crianças, serão tema de uma mesa-redonda ministerial no dia de abertura da COP 11. Entre os palestrantes estarão o vice-primeiro-ministro e ministro da Saúde e Assuntos Sociais da Bélgica, Frank Vandenbroucke; a ministra da Saúde Pública do Uruguai, Cristina Lustemberg; e a diretora-geral de Saúde e Segurança Alimentar da Comissão Europeia, Sandra Gallina, entre outros. Ao longo da semana, a COP discutirá medidas para prevenir e reduzir o consumo de tabaco, a dependência de nicotina e a exposição à fumaça do tabaco.

Ainda na abertura da COP 11, na sgunda-feira, 17, um evento celebrará os 20 anos da entrada em vigor da CQCT. O encontro reunirá autoridades governamentais, representantes da sociedade civil e jovens defensores em um debate sobre o tema: “Unindo Gerações para um Futuro Livre do Tabaco”. Durante a COP, os delegados também acompanharão o lançamento do Relatório Global de Progresso 2025 sobre a implementação da Convenção.

Meio ambiente: filtros de cigarros em debate

Ao longo dos seis dias da COP 11, os delegados também analisarão medidas de controle do tabaco voltadas ao futuro e compartilharão experiências nacionais. Um relatório do Grupo de Especialistas sobre responsabilidade também será discutido. O impacto ambiental dos produtos de tabaco integra a pauta, especialmente os filtros de plástico dos cigarros, considerados as principais fontes de resíduos que liberam substâncias químicas tóxicas no meio ambiente e se decompõem em microplásticos.

Comércio ilícito: 11% do mercado global de tabaco

Após o encerramento da COP 11, as 71 Partes do Protocolo se reúnem, de 24 a 26 de novembro, para a MOP 4. O comércio ilícito, hoje responsável por cerca de 11% do mercado global de tabaco, será o foco central destas discussões. Conforme divulgado nesta quinta-feira, 13, pela assessoria de comunicação do evento, estima-se que os governos percam mais de US$ 47 bilhões por ano em arrecadação tributária devido ao contrabando e falsificação, valores que poderiam ser investidos em saúde, educação e outros serviços essenciais. Durante a MOP 4 também está confirmada a participação de representantes da Interpol e promotores do Gabão e da Letônia, que apresentarão experiências de enfrentamento do comércio ilícito. A agenda inclui ainda propostas para ampliar a cooperação internacional, fortalecer o intercâmbio global de informações e melhorar o controle da cadeia de suprimentos de produtos de tabaco.

Fonte: Site oficial da FCTC