A sede da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar será mantida em Venâncio Aires. A informação foi confirmada na sexta-feira, 2, pelo capitão Gustavo da Silva Lock. Além desta notícia, o oficial está entusiasmado com as reformas e ampliações que estão sendo feitas no quartel, além da aquisição de novos Equipamentos de Proteção Individual para Aproximação e Combate a Incêndios (EPIs). Tudo com recursos do Fundo de Reaparelhamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom).

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateBombeiros receberão novos EPIs
Bombeiros receberão novos EPIs

De acordo com o comandante, Venâncio Aires segue como sede da 2ª Cia, sendo mantidos os pelotões nas cidades de Lajeado, Estrela e Encantado. “Somos responsáveis pelo atendimento a 35 municípios”, explicou o oficial.

No dia 30 de novembro do ano passado, a reportagem da Folha do Mate descobriu que o comando do 6º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Santa Cruz do Sul, ventilou a possibilidade de passar o comando da 2ª Cia para Lajeado. Se isso acontecesse, o grupamento local seria rebaixado, voltando à condição de pelotão. Houve uma mobilização da comunidade e da classe política e tudo permanecerá como está.

AMPLIAÇÃOOutra notícia boa é a ampliação e reformas do prédio, inaugurado em 30 de dezembro de 1987. Estão sendo construídos alojamentos e dormitórios masculino e feminino, vias de acessibilidade para portadores de necessidades especiais, um almoxarifado e uma sala para que alunos e pessoas da comunidade participem de cursos ministrados pelos bombeiros. “É uma opção que daremos às pessoas”, observou o capitão Gustavo.

Afora estas obras, que ampliarão a área construída para aproximadamente 700 metros quadrados, será construída uma nova calçada e feito o cercamento de toda a área, com a colocação de portões eletrônicos. “Trata-se de um investimento de R$ 650 mil, todo custeado pelo Funrebom”, revelou o comandante.

EPIsParalelo ao andamento das obras, o capitão Gustavo trata da aquisição de novos EPIs. Serão adquiridos novos capacetes, roupas e botas especiais para o combate a incêndios. Atualmente, 22 bombeiros atuam na sede da 2ª Cia. O número ideal oscila em torno de 38 profissionais, mas o capitão Gustavo salienta que com o efetivo atual é possível realizar um trabalho satisfatório.